
Radiografia abdominal mostrando enorme distensão gástrica delineada pelas setas. DOI: 10.5811/westjem.2011.2.6734
A pseudo-obstrução intestinal crónica (POIC) é uma doença rara que afecta a motilidade gastrointestinal caracterizando-se pela presença de sinais e sintomas de oclusão intestinal, não havendo no entanto qualquer obstrução mecânica.
O intestino delgado é sempre afectado, podendo ainda afectar o esófago, estômago e cólon. Os sintomas dependem do local em causa e incluem dor abdominal, sensação de enfartamento, náuseas/vómitos, diarreia e/ou obstipação, assim como uma má absorção de nutrientes o que leva a perda de peso.
A causa da POIC é ainda desconhecida, sendo originada habitualmente devido à desorganização ou falta de contratibilidade do músculo liso que rodeia o intestino, levando a movimentos peristálticos desordenados, ou em casos mais graves, mesmo inexistentes. Alguns autores defendem ainda que se poderá também dever a uma deficiente estimulação nervosa a nível gastrointestinal. Causas secundárias poderão ainda ser infecções víricas, doenças endócrinas, doenças metabólicas entre outras.
O diagnóstico da doença é normalmente feito por radiografia de raios x e exame endoscópico, podendo ainda se recorrer à medição dos tempos de trânsito intestinal ou mesmo efectuar-se uma biopsia para exame histológico.
O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar, quer psicológica e a nível de gestão da dor, quer directamente a nível gastrointestinal, e irá depender da gravidade da doença. Geralmente envolve a implementação de medidas dietéticas, de forma a diminuir a ingestão de alimentos sólidos, administração de agentes que estimulem o funcionamento gastrointestinal, e se necessário, cirurgias específicas, sendo uma delas o transplante intestinal (casos mais graves).
A POIC é uma doença particularmente debilitante podendo em casos extremos impedir na totalidade o doente de efectuar uma alimentação sólida, tendo de se recorrer a uma técnica denominada nutrição parenteral total em que os nutrientes necessários para a sobrevivência diária do paciente são administrados directamente por via intravenosa.
Fontes:
Carla Teixeira, Rosa Lima, Helena Ferreira, et al. 2006. Pseudo-obstrução Intestinal – Caso Clínico. Nascer e Crescer. 15(2): 91-96
Orphanet – Pseudo-oclusão intestinal crónica idiopática
NIDDK – Intestinal Pseudo-obstruction
NORD – Chronic Intestinal Pseudo-obstruction
Daily News – New Jersey teen’s rare disorder means she hasn’t eaten in two years
Total Parenteral Nutrition (TPN)