A retroníquia caracteriza-se por uma infeção dos tecidos periungueais, em que a placa ungueal proximal entranha na prega ungueal proximal havendo perda do alinhamento normal da matriz e, simultaneamente da placa ungueal. Posteriormente, ao ocorrer o crescimento de uma nova unha vai fazer com que empurre a unha antiga para cima desencadeando o empilhamento de várias placas ungueais.
Este tipo de patologia que afeta as unhas dos pés, acomete mais frequentemente as unhas do hálux, sendo causado por repetitivos traumas, por uso indevido do calçado ou por realização de atividades que coloquem a unha em constante trauma.
Fase aguda da retroníquia
Na fase aguda da doença, os pacientes referem muitas dores resultado da inflamação que ocorre na prega ungueal proximal, a presença de pigmentação amarela ou branca e a formação de granulação. O que nos permite identificar estes sintomas e a patologia como retroníquia são a presença dos sintomas mencionados anteriormente na prega ungueal proximal, ao invés da prega ungueal lateral (como se verifica noutra patologia das unhas designada de xantoníquia).
Fase crónica da retroníquia
Na fase crónica da doença, a inflamação tende a desvanecer, apesar de haver um espessamento da placa ungueal que pode separar-se do leito ungueal. Nesta fase a unha já não apresenta cutícula e apresenta camadas de placas ungueais sobrepostas.
Como pode ser feito o diagnóstico da Retroníquia?
O diagnóstico da retroníquia passa apenas por uma avaliação clínica, em que o médico observa se há presença de placas ungueais sobrepostas, ausência de cutícula (isto se estivermos perante a fase crónica da doença) e de fragmentos subungueais.
Como tratar a Retroníquia?
O tratamento para a retroníquia passa pela administração de corticoides e remoção das unhas afetadas, na fase agua e crónica, respetivamente.
Posteriormente, é fundamental adotar medidas profiláticas que previnam o surgimento de novas lesões e, para isso, é importante evitar traumas sobre as unhas, evitando o uso de calçado apertado e de atividades que coloquem as unhas em grande pressão.