Muitas são as pessoas que preferem uma boa garrafa de água com gás (água gaseificada). O que não se sabia, pelo menos até agora, é que as plantas também gostam de uma boa água com gás. Esta foi a evidência de uma pequena experiência científica, onde plantas foram regadas com água com gás em vez de água convencional.
O estudo
Nesta experiência foi usada a planta Helzine soleirolii (Figura 1) que foi plantada em vasos de dois grupos diferentes. Um grupo A e um grupo B que eram em tudo igual, exposição solar e solo. A única diferência é que o grupo A era regado com água convencional e o grupo B era regado com água gaseificada.
O estudo foi conduzido durante 10 dias, período ao fim do qual foram analisados os resultados e comparadas algumas evidências estruturais entre os dois grupos.
As plantas regadas com água convencional cresceram, em média, 67% relativamente à sua altura inicial. Por outro lado, as plantas do grupo B regadas com água gaseificada cresceram 130% relativamente ao seu tamanho original.
Apesar da tendência observada, o teste-t efectuado mostrou um valor de p de 0,135, evidenciando uma diferenção que não é estatisticamente significativa tendo em conta o número de planta usadas em cada grupo (3 plantas). Contudo, os investigadores mostraram uma clara vantagem no crescimento das plantas regadas com água gaseificada, sobretudo no que diz respeito à cor das folhas que era muito mais verde e saudável.
Conclusão
Os autores concluem que a água salgada pode realmente apresentar benefícios para o crescimento das plantas, mas ressalva que são necesários mais estudos com períodos de desenvolvimento superiores e utilizando outras espécies. Estes estudos são requisito para corroborar esta hipótese.
Fonte: The Effect of Carbonated Water on Green Plants by Lindsay Danzell and Jessica Greenberg, CU Boulder, Fall 2002.
Imagem: 1