Hoje no Espaço saúde volto a apresentar uma síndrome, a síndrome de Mallory-Weiss que consiste na laceração não penetrante das mucosas do esófago distal e do estômago proximal, causada por vómitos, ansiedade ou soluços.
Numa fase inicial da descoberta desta síndrome, ela era muitas vezes associada a hábitos de alcoolismo, porque tem tendência a surgir em utentes que vomitem muito frequentemente correspondendo a cerca de 5% dos episódios de hemorragia digestiva alta. Alguns utentes que apresentem esta rutura queixam-se de dor na parte inferior do tórax.
Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Mallory- Weiss?
O diagnóstico clínico passa pela avaliação da história clínica do utente que seja sugestivo de hematémese com um ou mais episódios de vómitos. Se há presença duradoura de sangue no vómito, é necessário esclarecer o diagnóstico com a realização de uma endoscopia alta e exames laboratoriais. Se for confirmada a rutura e o extravasamento de sangue na mucosa, é colocado um clipe sobre a rutura para travar a hemorragia.
É importante salientar, que são raros os episódios em que a rutura precisa de intervenção, isto porque ela geralmente cessa espontaneamente e hemorragia grave apenas acontece em um número limitado de utentes.
Raramente é necessário procedimento cirúrgico para tratamento da rutura.
E assim, damos por finalizado mais um tema do nosso Espaço Saúde.