O lúpus é uma doença inflamatória crónica que ocorre quando o sistema imunitário do organismo começa a atacar os próprios tecidos e órgãos (doença auto-imune). O diagnóstico da doença é difícil, visto ter sintomas semelhantes a muitas outras condições. O sinal mais característico do lúpus é uma inflamação facial na forma de borboleta, mas este não ocorre em todos os casos.
Sintomas
Os sintomas sentidos nunca são iguais entre dois casos de lúpus. Podem aparecer de repente ou progressivamente, e podem ter vários graus de gravidade diferentes. A maioria dos casos apresentam os sintomas apenas durante alguns períodos de tempo, piorando progressivamente, até começarem a melhorar e eventualmente desaparecerem.
Os sintomas dependem também dos tecidos e órgãos afectados. Os mais comuns incluem:
- Cansaço e febre;
- Dor e inchaço nas articulações;
- Inflamação cutânea na cara em forma de borboleta;
- Dificuldades a respirar;
- Dores no peito;
- Secura nos olhos;
- Dores de cabeça e faltas de memória.
Causas
A causa de lúpus ainda é desconhecida. No entanto, julga-se tratar-se de uma combinação de factores genéticos e ambientais. Em teoria, há pessoas com predisposição a contraírem a doença, mas que só o fazem quando expostos a determinados factores, que incluem:
Luz solar: exposição solar pode levar a lesões cutâneas, e iniciar o desenvolvimento de lúpus;
Medicação: o lúpus pode ser iniciado por certos medicamentos, como para a pressão arterial, e antibióticos. Nestes casos, os sintomas normalmente desaparecem quando os doentes param de tomar os medicamentos em questão.
Factores de risco
O lúpus é mais comum em mulheres, e em pessoas entre 15 e 40 anos.
Curiosidades
Os cantores Seal e Michael Jackson sofreram de lúpus.