As frutas de saw palmetto (Serenoa repens, Serenoa serrulata) contêm os ingredientes ativos da planta que são constituídos essencialmente por ácidos gordos que impedem a conversão de testosterona em di-hidrotestosterona, sendo muito direcionados para homens que relatam sintomas urinários como micção frequente resultado de uma hiperplasia prostática benigna, aumentando a produção de espermatozoides, o tamanho da mama e o vigor sexual. Ou seja, em diversos ensaios clínicos, foi evidente que o saw palmetto diminui a noctúria e melhorou o fluxo da urina, assim como diminuiu a duração da cirurgia e proporcionou um pós-operatório mais favorável ressecção transuretral da próstata.
Possíveis efeitos adversos do Saw palmetto…
Estão descritas cefaleias e diarreias como possíveis efeitos colaterais. Nenhum efeito colateral grave foi relatado por nenhum paciente.
Já em mulheres, a ingestão de saw palmetto pode interagir com as hormonas, nomeadamente com os estrogénios, impossibilitando as gestantes ou mulheres que pretendam engravidar de tomar.
Não existem propriamente interações medicamentos relevantes, devendo apenas ser realçado que os pacientes que já façam administração de varfarina, não devem tomar saw palmetto, por desencadear possível toxicidade do fígado ou sangramentos.