O cardo-mariano (Silybum marianum) é uma planta com flores roxas, que contém o composto ativo na sua seiva e sementes, a silimarina, um antioxidante que apresenta 3 flavonoides principais que são a silibina, silidianina e silicristina.
Assim, o cardo-mariano tem sido muito utilizado no tratamento de cirrose e como interveniente na proteção hepática de infeções virais, dos efeitos adversos associados à ingestão de álcool e de fármacos hepatotóxicos. Além disso, ajuda a controlar os níveis de glucose no sangue, tendo um papel crucial em pacientes diabéticos. Existem ainda casos clínicos confirmados de que a ingestão de cardo-mariano ajuda a reduzir a letalidade de intoxicações provocadas por cogumelos.
Possíveis efeitos adversos do Cardo-mariano
Nunca foram relatados casos graves de efeitos adversos provocados pelo cardo-mariano. Apenas existe a recomendação de que mulheres com oscilações hormonais sensíveis devem evitar administrar as partes do cardo que ficam acima do solo.
Para além disso, se administrar cardo-mariano, não o deve fazer conjuntamente com anti-hiperglicemiantes porque a silmarina intensifica os seus efeitos, nem com indinavir.
Fontes: Manual MSD Versão Para Profissionais de saúde – Cardo-mariano (Silimarina), por Laura Shane-McWhorter, PharmD, University of Utah College of Pharmacy