Os esmalte dos dentes é o tecido mais duro e resistente do nosso organismo, para além de ser também o mais mineralizado. O esmalte é responsável por conferir resistência e durabilidade aos dentes, contudo esta camada pode sofrer desgaste e ser atacada por cáries que levam a situações de inflamações e problemas de sensibilidade.
Um grupo de cientistas investigadores japoneses desenvolveram camada protectora que permite proteger o esmalte contra as agressões, como cáries, alimentos e açúcares. Esta camada consiste numa camada ultrafina de um biomaterial muito resistente que entra na composição do esmalte dentário. A hidroxiopatita, nome pelo qual é conhecido este biomaterial, é incolor e colocado sobre os dentes é imperceptível. Apesar desta cobertura estar ainda em testes, prevê-se que daqui a 3 – 5 anos esta cobertura possa já ter sido lançada e esteja já a ser aplicada em pacientes.
Fonte: http://www.kindai.ac.jp/english/research/apatite.htmlOs investigadores estão neste momento a trabalhar com a versão incolor deste biomaterial, o que não impede que possam vir a ser feitos em tons brancos, conferindo aos dentes uma cor mais branca e, portanto, ignorar os habituais branqueamentos dentários.
Fonte: Medical Daily