Se alguma vez te deparaste com um ninho e verificaste que este tinha ovos, certamente pensaste que estes estavam simplesmente ali, imóveis, como se de rochas se tratassem, ainda que uma nova vida crescesse no seu interior.
No entanto, cientistas demonstraram que os ovos não só estão atentos ao que se passa no exterior, como são capazes de comunicar entre si. Esta informação foi descoberta ao estudar uma colónia de gaivotas de perna-amarela da ilha de Sálvora em Espanha onde as crias são frequentemente comidas por visons. Para estudar se factores externos podiam preparar as crias para lidar com predadores, quando estas ainda estavam dentro dos seus ovos, os investigadores criaram ninhos artificiais em laboratório tendo colocado 3 ovos em cada. Diariamente eram removidos dois ovos (sempre os mesmos dois) e colocados numa caixa insonorizada onde eram emitidas gravações de chamamentos de alerta por parte de membros adultos da colónia. De seguida esses ovos eram colocados novamente no ninho junto do terceiro ovo que não foi exposto a nenhum som. Após uma semana os cientistas colocaram os ovos novamente junto da colónia mesmo a tempo de eclodirem. Quando estas crias tinham 2 dias eram novamente levadas para o laboratório onde se analisou a sua resposta a sinais de perigo.
Os cientistas verificaram que as crias que foram expostas aos chamamentos eram mais caladas que crias de um grupo controlo. Estas apresentavam ainda níveis de hormonas de stress elevados e eram mais rápidas a esconder-se quando ouviam chamamentos. Isto é uma evidência clara de que as crias se adaptaram ao meio exterior ainda dentro dos seus ovos.
Contudo a maior descoberta não foi esta. A cria proveniente do terceiro ovo que não esteve exposto aos chamamentos, tendo-se desenvolvido num ambiente calmo comportou-se da mesma forma que as outras duas. De alguma forma as outras crias foram capazes de lhe passar informação.
Os investigadores não têm uma resposta concreta quanto a essa questão, mas creem que os ovos comunicam através de vibrações, sendo que os ovos que foram sujeitos aos chamamentos vibram mais. Portanto da próxima vez que observares ovos num ninho lembra-te que estes estão a comunicar uns com os outros, preparando-se para o novo desafio que terão de enfrentar.
Fontes:
Bird Eggs Warn Each Other About Danger