Actinidia deliciosa, e A. chinensis são as espécies mais conhecidas de kiwi. A origem deste fruto comestível remonta ao Sul da China. É uma fruta característica de climas temperados ou subtropical montanhosos sendo um dos frutos mais consumidos em todo o mundo devido à sua alta capacidade nutritiva aliada a um baixo índice calórico.
Os kiwis são altamente enriquecidos em antioxidantes, vitamina C e E, assim como em fibras. Esta combinação potência benefícios quer a nível de saúde cardiovascular quer da saúde digestiva.
Para além do seu interior, a sua casca é ainda mais nutritiva. Sim, a casca do kiwi!
Parece estranho comer algo com uma “textura peluda”, não é? Mas a verdade é que esta contém uma alta concentração de fibras, folato e vitamina E!
Ao comer a casca do kiwi aumentamos o seu conteúdo de fibra em 50%, o folato em 32% e a vitamina E em 34% comparativamente a comer apenas o seu interior.
Assim, comer o kiwi com casca é uma forma de aumentar índice nutritivo diário de alguns compostos essências ao nosso organismo.
No entanto, a sua textura pode causar desconforto pelo que se aconselha e remover parcialmente a parte “peluda” com o auxílio de um pano.
De salientar que a casca do kiwi tem alto teor de oxalato pelo que pessoas com tendência a formação de pedras nos rins devem evitar o consumo de kiwi com casca. O oxalato tende a ligar-se ao cálcio presente no organismo e podendo levar à formação de pedras nos rins.
Seja com casca, ou sem casca o kiwi é altamente benéfico para a saúde!
Fontes
Imagem de destaque: crédito a Westend61 via Getty Images
Healthline – 4 Health Benefits of Kiwi
Healthline – Can You Eat Kiwi Skin?