O dia 29 de junho de 2022 foi o mais curto desde que há memória, sendo que a meia noite chegou 1,59 milissegundos mais cedo.
A cada 24 horas a Terra completa uma volta sobre si própria, aquilo a que chamamos de um dia. Contudo um dia não tem exatamente 24 horas, por exemplo, o primeiro dia deste ano durou 23 horas, 59 minutos e 59.9999655 segundos (0.0345 milissegundos a menos). Isto acontece pois existem vários fatores que afetam a rotação da Terra, e consequentemente a duração de um dia. Um deles é a força gravitacional que a Lua exerce sobre o nosso planeta, alterando as suas marés, o que por sua vez altera a forma do nosso planeta, reduzindo a sua velocidade rotacional. Uma vez que a distância entre a Terra e a Lua não é constante este efeito varia.
Ao longo dos anos a Terra tem vindo a girar cada vez mais devagar, 0,0135 milissegundos a cada ano. Há 1,4 mil milhões de anos estima-se que um dia tivesse a duração de apenas 19 horas. Contudo, embora a longo prazo os dias estejam a ficar mais longos, a curto prazo o inverso tem-se verificado. Por exemplo, o terramoto de 2004 que causou um enorme tsunami no Oceano Índico diminuiu o dia em quase 3 milissegundos. Qualquer fenómeno geológico que mova massa para o interior da Terra aumentará a sua velocidade de rotação (o que resulta em dias mais curtos), tal como um patinador artístico recolhe os braços (aproximando-os do seu centro de massa) para rodopiar mais rápido.
De modo a manter os relógios sincronizados com a rotação do nosso planeta, a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias de informação e comunicação, adiciona ocasionalmente um segundo intercalar às 23:59:60 UTC de 30 de junho ou de 31 de dezembro. A primeira vez que tal aconteceu foi em junho de 1972, sendo que a última foi em dezembro de 2016.
Caso esta tendência continue, poderá ser necessário pela primeira vez na história adicionar segundos intercalares negativos aos nossos relógios. Se tal acontecer haverá um dia em que passaremos das 23:59:58 diretamente para as 00:00:00.
Fontes
The Guardian
Science
Time and Date
Imagem de destaque: Arek Socha@Pixabay