Há cerca de duas semanas a Alexandra abordou o tema da perda do olfato como sintoma de possível infeção por SARS-CoV-2, o vírus responsável pela doença COVID-19 (link aqui). A esta condição dá-se o nome de anosmia (do grego an-, «sem» + osmé, «cheiro» + -ia).
Contudo e se eu te dissesse que existe um problema olfativo pior que a anosmia? Façamos um pequeno jogo, preferias perder o olfato ou que tudo o que cheirasses te cheirasse mal? Pois, é exatamente isso que acontece a alguém que tem disosmia (do grego dysosmía, que significa “mau odor”).
Disosmia é uma alteração olfativa que leva o indivíduo a detetar cheiros desagradáveis onde estes não existem, sendo apenas sentidos pelo próprio. Esta condição pode ter como causa a infeção dos seios paranasais, dano parcial nos bulbos olfatórios, presença de um tumor nas cavidades nasais, ou até um tumor cerebral. Disosmia pode ainda ser um sintoma de doença psicológica como a depressão.
Pessoas com disosmia descrevem o odor que sentem como sendo a ovos podres, carne podre ou enxofre. Já imaginaram o que é servirem-vos a vossa comida favorita e só conseguirem cheirar algo extremamente desagradável?
Portanto, se infelizmente foram infetados com COVID-19, e o único sintoma que têm é anosmia, considerem-se com sorte, pois podia ser bem pior… em vários sentidos.
Fontes
Imagem de destaque: Adobe Stock