O dia em que muitos pensaram que iam morrer…
Se há um cometa do qual todos já ouvimos falar é o cometa Halley. Este cometa é assim designado em homenagem a Edmond Halley, responsável pelo reconhecimento da sua periodicidade, sendo que até então todas as aparições do Cometa Halley eram tidas como eventos independentes. O cometa Halley consegue ser visto da Terra a cada 75-76 anos, tendo sido avistado pela última vez em 1986.
Na atualidade a aparição de um cometa tem sido vista com muita alegria, sendo uma altura festiva em que várias pessoas se juntam para o observar. Contudo, nem sempre foi assim… Olhemos para o ano de 1910. 1910 foi um ano importante para a visualização do cometa Halley, tendo sido a primeira vez que se conseguiu uma fotografia do mesmo, contudo foi também o ano em que o caos se instaurou.
Nesse ano, no dia 19 de Maio, a Terra viria a passar através da cauda do cometa, mas não sem que antes se fizessem todo o tipo de previsões cataclísmicas.

Notícia que causou o pânico em 1910 devido ao gás cianogénio presente na cauda do cometa. New York Times
Após a deteção de cianogénio, um gás extremamente tóxico, na análise espectroscópica dos gases do cometa Halley, o astrónomo Camille Flammarion anunciou que quando a Terra atravessasse a cauda deste cometa, “a atmosfera seria impregnada de cianogénio eliminando toda a vida do planeta”. Este anúncio levou ao pânico generalizado, gerando uma corrida desenfreada à compra de máscaras de gás, comprimidos “anti-cometa”, e guarda-chuvas “anti-cometa”. No entanto, como podemos comprovar, nada disso aconteceu. Aliás, vários outros astrónomos na altura vieram acautelar que o gás da cauda do cometa é tão difuso que não representaria qualquer risco para o planeta Terra e para todas as formas de vida que lá habitam.
Infelizmente muitos de nós ainda não éramos nascidos aquando a ultima aparição do cometa Halley, mas nada temam pois a próxima será “já” em 2061, sendo que o seu periélio (quando está mais próximo do sol) será no dia 28 de Julho de 2061. Marquem já no vosso calendário! Até lá!
Fontes
Comet’s Poisonous Tail – The New York Times
Any record of the Earth passing through the tail (not trail) of a comet? – Astronomy – StackExchange