O triodeto de azoto é um composto inorgânico com fórmula molecular NI3. Trata-se de um composto explosivo extremamente sensível ao toque: pequenas quantidades podem explodir ao mais leve toque, resultando num estalido bastante ruidoso e numa nuvem violeta de vapores de iodo; é tão sensível que pode até ser detonado quando exposto a radiação alfa. O NI3 tem uma química estrutural complexa que é difícil de estudar, dada a instabilidade do composto.
Este composto é um sólido vermelho, com uma massa molar de 394,719 g / mol, que sublima a -20ºC. É insolúvel em água, sendo solúvel em alguns solventes orgânicos, como dietil éter. Tem uma densidade de 4,3±0,1.
Foi caracterizado pela primeira vez, por espectroscopia de Raman, em 1990, quando preparado por uma via livre de amoníaco. Nitrato de boro reage com monofluoreto de iodo em triclorofluorometano a -30ºC, produzindo NI3 com um baixo rendimento.
O NI3 tem uma estrutura molecular piramidal, tal como outros halogenetos de azoto e o amoníaco.
O composto designado denomidado por “triiodeto de azoto” é preparado por uma reação do iodo sólido com amoníaco. Quando a reação é realizada a baixas temperaturas em amoníaco anidro, o produto inicial é NI3 . (NH3)5, mas este composto perde algum amoníaco quando aquece, dando origem a NI3 . NH3. A estrutura deste composto quando no estado sólido consiste em cadeias -NI2-I-NI2-I-NI2-I-… e moléculas de amoníaco entre estas cadeias. Quando mantido a baixas temperaturas, no escuro e em amoníaco o composto NI3 . NH3 é estável.
A instabilidade do NI3 e do NI3 . NH3 pode ser atribuída aos grandes impedimentos estereoquímicos causados pela proximidade dos três átomos de iodo, ligados a um átomo de azoto, muito mais pequeno. Isto resulta numa energia de activação muito baixa para a sua decomposição, sendo a reação ainda mais favorecida pela produção de N2, muito estável. O triiodeto de azoto não tem valor comercial prático devido à sua extrema sensibilidade ao toque, tornando-se impossível de armazenar, transportar e utilizar em explosões controladas.
A decomposição do NI3 procede na produção de azoto gasoso e iodo:
2 NI3 (s) → N2 (g) + 3 I2 (g) (–290 kJ/mol)
No entanto, o composto quando seco é um explosivo sensível ao toque, decompondo-se da seguinte forma:
8 NI3 · NH3 → 5 N2 + 6 NH4I + 9 I2
Estas explosões dão origem a manchas de iodo laranja a violeta, que podem ser removidas com uma solução de tiossulfato de sódio (mas pode-se simplesmente deixar o iodo sublimar).
Este composto é tão sensível ao toque que uma simples corrente de ar pode causar a sua detonação. O triiodeto de nitrogénio é também o único composto conhecido que explode quando exposto a partículas alfa e a produtos de fissão nuclear.
Fontes: Wikipédia | ChemSpider