A tetracaína, também conhecida como ametocaína, é um anestésico local usado para anestesiar os olhos, nariz ou garganta. Pode também ser aplicado na pele antes de uma injecção intravenosa, para reduzir a dor causada pelo procedimento. A tetracaína é um éster com fórmula química C15H24N2O2 e massa molar 264,37 g mol-1. É tipicamente aplicada na área a tratar sob a forma de líquido e o seu efeito começa cerca de 30 segundos após a aplicação, o qual perdura por menos de 15 minutos.
Uso médico
A tetracaína fora patenteada em 1930 e foi introduzida em práticas médicas em 1941. Encontra-se presente na lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A tetracaína corresponde ao T em TAC, uma mistura de 5 – 12% tetracaína, 0,05% adrenalina e 4 – 10% hidrocloreto de cocaína, usada em cirurgias de ouvidos, garganta e nariz bem como em serviços de emergência quando há necessidade de se anestesiar rapidamente uma superfície corporal. É especialmente usada em crianças aquando de lesões nos olhos, ouvidos ou outras áreas sensíveis.
Efeitos adversos incluem uma breve sensação de ardor na área onde foi aplicada a tetracaína. O uso prolongado não é recomendado, dad que pode atrasar a recuperação.
Mecanismo de acção
A tetracaína é usada em investigação biomédica na alteração da função dos canais de cálcio (receptores de rianodina) que controlam a libertação de cálcio. Trata-se de um bloqueador alostérico dos canais. Quando em baixas concentrações, este anestésico causa a inibição inicial de eventos espontâneos de libertação de cálcio, enquanto que em elevadas concentrações, esta bloqueia completamente a libertação dos iões.
Fonte: Wikipédia