Umas das aplicações importantes da microscopia é a determinação das dimensões das estruturas biológicas que se observam. No caso do microscópio óptico recorre-se à sobreposição de dois micrómetros para essa mesma determinação.
Esta sobreposição acontece recorrendo a uma ocular que contém uma escala graduada, bem como uma lâmina que se coloca na platina e que contém um outra escala gravada.
Sabendo que uma divisão do micrómetro da objectiva corresponde a 0,01mm ou 10µm podemos facilmente saber quanto mede cada divisão do micrómetro da ocular. Sobrepondo o zero da escala do micrómetro da ocular com o zero do micrómetro da objectiva vemos a quantas divisões da objectiva faz corresponder uma divisão da ocular, para isso temos:
1 divisão do micrómetro da ocular –> X divisões do micrómetro da objectiva
Sabendo que cada divisão da escala do micrómetro da objectiva mede 0,01mm, então 1 divisão do micrómetro da ocular corresponde a 0,01X.
Exemplo:
Para uma objectiva de 5x, 2,5 divisões do micrómetro da ocular englobam 5 divisões do micrómetro da objectiva. Então temos que cada divisão do micrómetro da ocular engloba 2 divisões do micrómetro da objectiva (5/2,5). Sendo assim uma divisão do micrómetro da ocular mede 0,01×2=0,02mm ou 20µm.
Henrique Fernandes