O ácido nitrilotriacético (NTA) é o ácido aminopolicarboxílico com fórmula N(CH2COOH)3. Este composto químico é usado como agente quelante, formando compostos de coordenação com iões metálicos, tais como Ca2+, Co2+, Cu2+ e Fe3+.
Propriedades fisico-químicas
O ácido 2,2’,2”-nitriloacético, também conhecido como ácido N,N-bis(carboximetil)glicina ou simplesmente triglicina, é um sólido incolor cristalino com fórmula química C6H9NO6 e massa molar 191,14 g mol-1. É insolúvel em água e tem um ponto de ebulição aos 246 ºC.
Produção
O ácido nitrilotriacético encontra-se disponível comercialmente tanto sob a forma de ácido livre, como sal sódico. É produzido a partir de amoníaco, formaldeído e cianeto de sódio ou cianeto de hidrogénio. A produção anual ronda as 100 toneladas. Este ácido é também gerado como impureza na síntese do ácido etilenodiamina tetra-acético (EDTA).
Aplicações em Química de coordenação
Sendo um composto policarboxílico, o ácido nitrilotriacético pode ser usado em química de coordenação, como agente quelante. Funciona como ligando tetradentado trianiónico.
As aplicações deste ácido orgânico são similares às do EDTA. Tem sido utilizado como agente amaciador da água (i.e. agente que remove catiões cálcio das águas) e como substituto do trifosfato sódico e potássico em detergentes. É também usado para remover resíduos de iões crómio, cobre e arsénico de madeira que fora tratada com arsenato de cobre cromado (um agente preservante utilizado para proteger madeiras de insectos e microorganismos).
Aplicações em laboratório
Além de ser utilizado em titulações complexiométricas, o ácido nitrilotriacético é muito utilizado em laboratório, sendo actualmente uma peça fundamental no isolamento e purificação de proteínas. Uma variante modificada do NTA é usada como ligando que imobiliza catiões divalentes, tais como níquel ou zinco, nas colunas de cromatografica por afinidade a iões metálicos (IMAC). Este complexo, covalentemente ligado à resina da coluna, interage com os grupos imidazol das histidinas, permitindo a retenção selectiva das proteínas marcadas com His-tag. Esta interacção pode ser depois interrompida ao adicionar imidazol à fase móvel da cromatografia, o qual irá competir com a His-tag como ligandos nos complexos metálicos.
Toxicidade e Ambiente
O ácido nitrilotriacético pode causar irritação ocular, da pele e do trato respiratório. Pode ainda causar danos nos rins e bexiga.
Ao contrário do EDTA, o NTA é facilmente biodegradado e é quase totalmente removido nos tratamentos de águas residuais. O seu impacte ambiental é mínimo, pois mesmo muito utilizado em produtos de limpeza, a sua concentração nas águas é demasiado baixa para causar qualquer efeito significativo na saúde pública.
Fonte: Wikipédia