Todos nós já ouvimos falar de chá verde e, até alguns de nós, têm o hábito de ingerir diariamente até porque muitas das vezes é integrado em dietas para emagrecimento. No entanto, como tudo apresenta benefícios e malefícios que é importante ressalvar e ter em conta na hora da sua administração. Comece por tomar nota destas informações para não cometer nenhum lapso na sua saúde e bem-estar. Descobre toda a informação sobre o chá verde neste post.
O que há a saber sobre o chá verde…
O chá verde é realizado a partir de folhas secas da mesma planta do chá tradicional, Camellia sinensis, um arbusto verde com origem no continente asiático. A diferença que num chá tradicional, as folhas são fermentadas e as folhas do chá verde são fervidas.
Relativamente à forma de administração, esta também pode ocorrer de diferentes formas, ou seja, o chá verde pode ser bebido ou ingerido na forma de comprimido extraído das folhas do arbusto ou na forma de cápsula.
Os principais componentes das folhas da Camellia sinensis têm atividade antioxidante e anticancerígena. Para além disso, apresenta também polifenóis e catequinas como a cafeína.
Posto isto, pode afirmar-se que o chá verde proporciona múltiplos benefícios para a saúde, sendo de ressalvar as evidências clínicas no tratamento de verrugas genitais, aumento da concentração intelectual, prevenção cancerígena, perda ponderal, redução dos níveis séricos dos lípidos e, portanto, ajuda na prevenção de doença coronária, melhora a memória, alivia a dor da osteoartrite, alivia sintomas da menopausa prolongando a longevidade.
Benefícios comprovados por evidências do chá verde
O chá verde, na forma de bebida ao extrato das folhas da planta, tem sido amplamente estudado e, assim considera-se que atualmente há poucas evidências clínicas dos verdadeiros benefícios do chá verde na forma de bebida.
No entanto, alguns princípios ativos específicos presentes na planta já foram aprovados cientificamente para o tratamento de verrugas genitais decorrente de infeção por vírus papiloma humano. E vários ensaios clínicos têm vindo a ser desenvolvidos neste sentido e que indicam claramente que o consumo moderado e regular de chá verde é seguro, não só para minimizar as verrugas genitais, como reduzem o cancro da próstata e previnem as doenças cardiovasculares.
Malefícios do chá verde
O chá verde, como qualquer outra substância, apesar de ter os seus benefícios para o organismo e na dose recomendada, também apresenta, à parte disso, alguns efeitos secundários, muito associados à presença de cafeína no seu substrato, que em determinadas quantidades pode causar insónia, ansiedade, taquicardia e tremor leve. Em mulheres grávidas, a ingestão de chá verde não é recomendada.
Para além disso, também foram relatados alguns casos de hepatotoxicidade com aumento da atividade enzimática, daí que a dose seja sempre o fator chave entre o benefício/malefício.
Outro fator a ter em conta, é o facto de anular o efeito do anticoagulante varfarina.
Fontes: Manual MSD Versão Para Profissionais de saúde – Chá verde, por Laura Shane-McWhorter, PharmD, University of Utah College of Pharmacy.