O anisaldeído, mais correctamente p-anisaldeído ou 4-anisaldeído, corresponde a um anel de benzeno substituído com um grupo formilo e um grupo metoxi. Conhecem-se dois isómeros deste composto, o orto- e o meta-anisaldeído, no entanto a sua ocorrência na natureza é menos comum. O isómero orto- tem um aroma a alcaçuz.
Propriedades fisico-químicas
O anisaldeído é um líquido incolor e com um aroma forte doce, floral e a anis. Formalmente, o seu nome é 4-metoxibenzenocarbaldeído, embora a IUPAC prefira o nome 4-metoxibenzaldeído. Com fórmula molecular CH3OC6H6CHO, este aldeído tem massa molar 136,15 g mol-1, ponto de fusão aos -1 ºC e ponto de ebulição aos 248 ºC.
Produção
O anisaldeído é produzido comercialmente via oxidação do 4-metoxitolueno (p-cresil metil éter) usando dióxido de manganês para converter o grupo metilo num grupo aldeído. É também produzido pela oxidação do anetol, uma fragrância similar encontrada em algumas bebidas alcoólicas, via clivagem oxidativa de um alceno.
Aplicações práticas
Sendo estruturalmente similar à vanilina, o anisaldeído é bastante utilizado pelo sector industrial, especialmente. É também usado como matéria-prima na síntese de outros compostos relevantes para a industria farmacêutica e perfumaria. Adicionalmente, este aldeído é usado como corante em cromatografia de camada fina (TLC), pois uma solução deste composto em ácido e etanol reage com vários compostos, desenvolvendo colorações distintas.
Fonte: Wikipédia