De nome completo Albert Bruce Sabin, este cientista nasceu em Bialystok, na Polónia, no dia 26 de Agosto de 1906. Este cientista ficou recordado por ter desenvolvido a vacina oral para a poliomite.
Sabin nasceu numa família judia, que se mudou em 1921 para os Estados Unidos o que lhe deu a oportunidade de estudar medicina na Universidade de Nova Iorque, onde desenvolveu um grande interesse em investigação, principalmente na área de doenças infecciosas. Em 1931 conclui o doutoramento em Medicina e muda-se para Londres, onde trabalha até 1934. Regressado aos Estados Unidos, começa a trabalhar no Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas, e foi neste que estudou a poliomite, e desenvolveu a vacina para esta doença.
Este cientista publicou mais de 350 estudos, que incluem doenças desde a poliomite, passando pela pneumonia, encefalite, cancro, dengue, entre outras. É ainda de notar que este cientista também foi um humanitário, pois renunciou aos direitos de patente da vacina o que permitiu que esta se difundisse pelo mundo de forma rápida.
Albert Sabin faleceu no dia 3 de Março de 1993, de ataque cardíaco.