De acordo com um estudo publicado a 2 de setembro no JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery, foi possível estabelecer uma relação entre a toma de esteroides de forma profilática de forma a prevenir complicações associadas a uma tireoidectomia. Esta consiste numa cirurgia que é considerado o principal tratamento para quase todos os tipos de cancro da tiroide em que é removido o tumor ou parte da glândula da tiroide. Portanto, neste estudo foi concluído que uma única dose pré-operatória de dexametasona (A dexametasona é um tipo de corticoide que tem potente ação anti-inflamatória, sendo muito utilizada para tratar diferentes tipos de alergias ou problemas inflamatórios do corpo, como artrite reumatoide, asma grave ou urticária, por exemplo), ou seja, antes da intervenção cirúrgica para remoção parcial ou total da tiróide reduz as taxas de hipocalcemia pós-operatória e disfunção da voz em pacientes submetidos a tireoidectomia.
Este estudo centrou-se no Reino Unido, em que foram analisados 192 pacientes que estavam para ser submetidos a tireoidectomia para uma dose única pré-operatória intravenosa de dexametasona ou solução salina normal. As taxas pós-operatórias de hipocalcemia e disfunção da voz foram os resultados primários. Foi observado que após 24 horas pós-operatório, cerca de 25% dos pacientes desenvolveram hipocalcemia e que cerca de 10% eram sintomáticos. Após 3 dias a cirurgia , foi observada uma hipocalcemia em 4 dos 96 pacientes no grupo do placebo e em nenhum do grupo que tomou a dexametasona. Após 24 horas da cirurgia, cerca de 8% dos pacientes da dexametasona apresentaram uma disfunção significativa da voz versus cerca de 33% no grupo placebo.
Este estudo clínico randomizado mostrou que a administração de uma dose única de 8 mg de dexametasona durante o período pré‑operatório foi segura e eficaz na melhora da hipocalcemia pós‑operatória imediata transitória, bem como da disfunção de voz temporária em pacientes submetidos a tireoidectomia. Mais um avanço notório na medicina. E sem investigação não há progressão no conhecimento.