Gorduras e Óleos: Azeite
O Azeite é um produto alimentar extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde, o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.
A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.
História do azeite em Portugal
A origem da oliveira, na sua forma primitiva remonta até mesmo antes do aparecimento do homem localizando-se na Ásia Menor, na Síria e na Palestina. Contudo, em toda a bacia do Mediterrâneo foram encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico, sendo também pesquisada a sua origem ao sul do Cáucaso, nos altos planos do Irã.
O azeite foi um dos primeiros produtos exportados por Portugal.
Em Portugal, a referência à oliveira é muito antiga.
Alguns autores afirmam que o maior desenvolvimento desta cultura se verifica nas províncias onde a reconquista chegou mais tardiamente, em Lisboa, Almada, Palmela e Alcácer do Sal, dados por D. Afonso Henriques em 1170, e mais tarde o dos mouros do Algarve e no de Évora , se referem expressamente a essa cultura de oliveira.
No que diz respeito à Beira Baixa só há uma menção à plantação recente de oliveira num chão tapado, dentro da vila de Covilhã.
Do século XIV há noticia de dois concelhos em que se cultivava a oliveira: Évora e Coimbra.
Na época dos Descobrimentos nos séc. XV e XVI, o azeite e o vinho continuam a fazer parte da lista dos produtos exportados.
Produção de azeite
São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.
O azeite deve ser produzido somente a partir de métodos mecânicos e de temperatura. Na atualidade, os métodos tradicionais de processamento da azeitona deram lugar a processos modernos de extração, utilizando variação de pressão e temperatura.
Classifica-se o azeite segundo seu processo de produção da seguinte forma:
- Azeite virgem
- Obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%.
- Azeite refinado
- Produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.
- Azeite extra virgem
- O azeite não pode passar de 0,8% de acidez e nem apresentar defeitos.
- Azeite comum
- Obtido da mistura do azeite lampante, inadequado ao consumo, obtido através da prensagem das azeitonas. O azeite comum não possui regulamentação.
Benefícios do azeite para a saúde
O azeite possui várias substancias benéficas à saúde:
- Pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido à sua grande quantidade de gordura monoinsaturada.
- Essa gordura não se transforma em colesterol;
- Permite reduzir o risco de enfarte ou AVC;
- Reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
- Outro fator importante para a saúde é que o azeite previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis que ajudam a combater os radicais livres.
- Em 2017, outro estudo concluiu que o azeite extra-virgem reduz os primeiros sinais neurológicos da doença de Alzheimer.
- O azeite extra-virgem evidenciou uma melhoria da autofagia que é a capacidade que as células cerebrais têm de eliminarem os resíduos tóxicos ajudando a manter a integridade das sinapses cerebrais.
Informação nutricional
Com base na app “My Fitness Pal”
De seguida vou apresentar um olhar mais detalhado sobre os valores nutricionais e calóricos do Azeite que foram obtidos a partir da aplicação “My Fitness Pal”, acessível para qualquer pessoa.
E fechamos o nosso Sábado Saudável com a informação nutricional e os benefícios do Azeite para o nosso organismo e bem-estar. Espero que tornem o vosso dia mais saudável. Deixo o resumo das Gorduras e Óleos!
Bom fim de semana e bons hábitos alimentares.
Até ao próximo alimento!