Deilephila elpenor é uma traça gigante pertencente à família Sphingidae. Chamada de Elephant Hawk-moth, na língua inglesa, pode ser encontrada em zonas do hemisfério norte, desde o Reino Unido passando por toda a Europa e Ásia, chegando ao Japão e Coreia.
Geralmente, os adultos surgem durante Maio-Julho e as lagartas deste Julho-Setembro, depois as lagartas entram na fase de metamorfose. As lagartas têm cerca de 75 mm de comprimento e possuem uma cor esverdeada e castanha. Como todas as lagartas hawk-moth, Deilephila elpenor possui um espinho curvado no último segmento abdominal.

A lagarta Deilephila elpenor, na pose de cobra, com as marcas semelhantes a olhos bem visíveis. Autor: Joachim Baecker.
Deilephila elpenor possui o nome Elephant Hawk-moth, pois a parte anterior da lagarta parece muito semelhante à tromba de um elefante. Quando ameaçada, a lagarta dobra-se e assume uma forma semelhante a uma cobra, com uma enorme cabeça e quatro manchas semelhantes a olhos, que servem para assustar os principais predadores de Deilephila elpenor, que são pássaros. Não se sabe se o que assusta as aves é a forma semelhante a uma cobra ou se é o fato de a lagarta de repente mudar de forma para algo desconhecido e com marcas bizarras.
As lagartas alimentam-se principalmente de plantas do género Epilobium e Galium.
Na sua forma adulta, as traças possuem uma envergadura de asa de cerca 50-70 mm. As traças apresentam um conjunto de bandas irregulares acastanhadas e cor-de-rosa. Os adultos de Deilephila elpenor alimentam-se durante a noite, bebendo o nectar de flores, do género Lonicera ou de petúnias. Possuem uma boa visão nocturna.
Os principais predadores destas traças são algumas espécies de morcegos.
Fonte: Wikipedia