Hoje no tema do Espaço Saúde, vamos abordar um tema bastante interessante e que justifica porque é que grande parte das pessoas, quando come abacaxi, sente uma sensação desagradável, de queimação, cortes ou aftas na língua. Este facto deve-se à presença de uma enzima, que é a bromelaína presente na fruta abacaxi e que tem a capacidade de clivar proteínas e, tendo em conta, que o nosso organismo é constituído na sua grande maioria por proteínas e esta acaba por digerir o próprio epitélio por onde atravessa o abacaxi, mais concretamente o bocal que é onde se estabelece maior concentração da enzima por ser o primeiro e o mais longo local de exposição ao abacaxi.
Mais sobre a bromelaína…
A bromelaína, como já referi, é uma enzima que está presente em todas as partes do abacaxi, polpa, casca e caule, sendo um tipo de enzima conhecida por auxiliar na digestão e utilizada para fins medicinais. Assim, tem como principal função diminuir inchaços e tratar processos inflamatórios por ter a capacidade de digerir proteínas, transformando-os em aminoácidos facilmente elimináveis.
Ação digestiva
A bromelaína atua na digestão, no sentido em que tem a capacidade de quebrar as proteínas e outros nutrientes. Quando acoplada à papaína, enzima presente no mamão, esta consegue acelerar bastante o processo digestivo, sendo muitas vezes utilizada em conjunto (fruta do mamão e abacaxi) para acelerar o metabolismo. Assim, o consumo destas duas frutas pode-se tornar altamente benéfico para melhorar a digestão.
Ação anti-inflamatória e anti dor
Pela ação anti-inflamatória da bromelaína, torna-se ótima para melhorar sintomas como sinusite e faringite. Assim, como esta enzima diminui a inflamação e o inchaço associado a ela, simultaneamente também alivia a dor permitindo os pacientes recuperarem mais facilmente de processos pós-operatórios, por exemplo.
Ação sobre contusões e distensões musculares e articulares
Ainda pelo facto de a bromelaína ter ação anti-inflamatória, também proporciona uma eficácia no tratamento de contusões e distensões do caráter muscular e/ou articular. Mais uma vez, a ação desta enzima encontra-se mais associada à diminuição do inchaço provocado pela lesão, o que diminui a sensação de dor. Assim, uma boa forma de evitar este tipo de lesões ou a sua recuperação mais fácil, é tomar smoothies ou fazer receitas em que inclua o abacaxi na sua alimentação.
Ação mucolítica
Outro poder interesse da bromelaína é facilitar a saída de muco e catarro que esteja presente na garganta, e isto só acontece quando esta fruta é consumida de forma regular. Assim, mais uma vez a dieta rica em abacaxi propicia um melhoramento da imunidade, ao mesmo tempo que ajuda em processos inflamatórios.
Ação anticoagulante
A primeira prova clínica que evidenciou esta ação foi que a bromelaína realmente impedia que ocorresse uma aglutinação plaquetar. Com isto, foi posteriormente administrada a pacientes com registo de acidentes vasculares cerebrais ou com episódios de crise cardíaca ou que apresentassem ainda elevados níveis de aglutinação plaquetar e concluiu-se que a bromelaína diminuía ou normalizava ou valores de aglutinação plaquetar. Assim foi evidenciada uma ação anticoagulante relevante da bromelaína. No entanto, este estudo não foi baseado na ingestão de abacaxi na forma de fruta, mas sim quando administrada oralmente na forma de fármaco.
Com base nos estudos que foram realizados para comprovar a ação anticoagulante da bromelaína, também foi possível concluir, à parte disso, a sua ação importante na saúde cardiovascular.
Reforça a ação dos antibióticos
A bromelaína pode melhorar a ação dos antibióticos, no sentido em que, modifica a permeabilidade de determinados órgãos e tecidos a diferentes medicamentos. Um estudo clínico realizado neste sentido mostrou que a bromelaína aumenta os níveis de antibióticos no sangue e na urina e, consequentemente, níveis mais elevados de tetraciclina e de amoxicilina no sangue e nos tecidos quando administrados em simultâneo com a bromelaína.
Fontes:
- Conquiste sua vida – Para que serve a bromelina? Conheça essa enzima boa para a digestão.
- Nutra News Science, nutrition, Prévention et Santé – a bromelaína, uma enzima proteolítica com propriedades múltiplas.
- Biovip – Bromelaína