Nos dias que correm, cada vez mais se fala de privacidade e das formas como certas empresas expõe os nossos dados pessoais e os usam para fins para os quais não estaríamos preparados. Neste seguimento, surge a necessidade, cada vez maior, de proteger a nossa identidade quando naveguemos na internet. Proteger os nossos dados dos sites que visitamos e também dos serviços que contratamos para termos acesso à internet (ISP). A forma mais segura de proteger a sua navegação na internet é através dos chamados Virtual Private Network (VPN), que em português significa rede virtual privada. Atualmente existem diversos serviços de VPN disponíveis, desde serviços VPN gratis como alguns pagos.
O que é o VPN?
O VPN é uma rede de internet virtual, ou seja, criada sobre a rede de internet que tem disponível e privada porque todo o conteúdo é encriptado entre a origem o destino. Desta forma, é criado um túnel onde a informação flui de forma anónima e indetectável.
Uma aplicação direta da VPN é, por exemplo, poder aceder aos seus equipamentos de casa em qualquer parte do mundo sem estar a expor a sua rede doméstica e com total segurança. Ou ainda, aceder aos computador da empresa a partir de casa com toda a segurança e como se estivesse de facto na rede da empresa.
Quem precisa de VPN?
Como referido em cima, a VPN permite reforçar a sua segurança quando navega na internet, por isso mesmo o serviço VPN pode ser usado por toda a gente para diferentes propósitos.
Estudante
É comum as Universidade facultarem acesso VPN aos seus estudantes para que possam, a partir de casa, aceder à internet como se estivessem na Universidade. Este acesso está sujeito aos bloqueios que as Universidades impõem em termos de conteúdos, mas permite aceder a uma série de recursos de forma gratuita, que de outra forma seriam pagos. Por exemplo, poderá aceder a artigos científicos provenientes de revistas com as quais a Universidade tem subscrição. Além disso, pode permitir aceder a computador na rede da Universidade, mesmo que se encontre ausente.
Colaborador numa empresa
Para certos colaboradores de empresas, é essencial o acesso aos computadores da empresa em qualquer lugar. A forma mais segura e confortável de permitir tal acesso, é através de uma rede VPN dessa mesma empresa que permite um determinado dispositivo aceder, de forma segura, às máquinas ligadas à rede da empresa.
Viaje pelo mundo usando a VPN
Como a VPN é uma rede virtual, a rede pode ser criada mimetizando a sua localização em qualquer parte do planeta, isto faz com que seja possível aceder a conteúdos restritos de certos países, nomeadamente a versão americana do Netflix ou da Amazon. Assim sendo, o VPN permite-lhe aceder a mais conteúdos que possam estar a ser barrados pelos governos de certos países ou simplesmente não estarem a ser disponibilizados por determinadas entidades.
Download
Esta é uma das vertentes que tem ganho mais adeptos para o uso dos serviços VPN, a protecção dos conteúdos que descarrega da internet. É muito comum, os utilizadores usarem uma rede VPN para camuflarem a sua atividade na internet e fazerem downloads de forma totalmente anónima. Em particular, quando os downloads são feitos por torrent, o uso de uma rede VPN pode ser imprescindível em alguns países, evitando o rastreamento dessa atividade, mesmo por parte dos fornecedores do serviço de internet.
Paranóico
Também as pessoas mais obcecadas com a segurança online e com a sua privacidade, pode optar por encaminhar todo o trafego da sua rede por uma VPN para impedir qualquer tipo de rastreamento.
Devo usar uma rede VPN?
Se se revê em algum dos exemplos acima, a resposta é claramente sim. Além disso, se tem por hábito usar redes de internet públicas como em meios de transporte colectivos, cafés, aeroportos, entre outros, então o uso de uma rede VPN é essencial, pois estas redes não protegidas são pouco seguras e o uso de VPN confere-lhes um padrão de segurança muito mais elevado.
Que opções existem?
Como referido acima, existem várias alternativas de redes VPN grátis mas que acabam por nem sempre ser a melhor opção porque são habitualmente muito lentas e limitadas. Porém existem também várias alternativas pagas, das quais aproveitamos para destacar duas com as quais já trabalhámos e recomendamos:
- NordVPN
Disponível para Android, iOS, Linux, macOS, Windows, Chrome e Firefox
Preços desde 6.99 USD por mês
Quase 5000 servidores disponíveis
Até 6 ligações em simultâneo
Sem qualquer registo de atividade - VPN Unlimited
Disponível para Android, iOS, Linux, macOS, Windows, Chrome e Firefox
Preços desde 1.99 USD por mês
Subscrição vitalícia por 199.99 USD
Mais de 400 servidores
Até 5 dispositivos
Sem qualquer registo de atividade