Este foi o tema de estudo de dois físicos, H. C. Mayer e R. Krechetnikov, que avaliaram uma série de parâmetros que levam a entornar o café quando caminhamos com uma chávena na mão. O estudo foi publicado na revista científica “Physical Review E”, em 2012.
Parâmetros avaliados
Os investigadores avaliaram uma série de parâmetros com o intuito de perceber a sua influência na probabilidade de entornar o café durante o processo de locomoção. Os parâmetros testados foram:
- a velocidade de locomoção (caminhar);
- o nível de café na chávena;
- tamanho da chávena;
- propriedades do café.
Este fenómeno foi avaliado através de dinâmica de fluídos e sistemas dinâmicos de forma a perceber a contribuição de cada um dos factores.
Conclusões
Os investigadores propõe algumas medidas que permitem minimizar estes acidentes, com base nos seus resultados. Destacamos o facto de proporem copos de um material com alguma flexibilidade para atenuar a oscilação do líquido, e alguns anéis concêntricos no interior do copo que ajudam a dissipar o movimento do líquido para fora da chávena.
Fonte: Mayer, H. C. and R. Krechetnikov. “Walking with Coffee: Why Does It Spill?” Physical Review E 85, no. 4 (04/26/ 2012): 046117. https://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevE.85.046117.