Sabias que uma das formas mais saborosas e saudáveis de confecionar todas as variedades de massas é “al dente”? Segundo a nutricionista Juliette Kellow, este alimento ajuda a manter a sensação de saciedade porque tem um índice glicémico baixo. No entanto, para que consigas tirar o maior proveito as massas devem ser arrefecidas, parando a cozedura quando estas ainda estão firmes.
A explicação reside nas enzimas do organismo humano que ajudam a digerir a comida. Quando
Fonte: tapeta-spaghetti-widelec.na-pulpit.a massa se encontra mal cozida as enzimas do intestino e do estômago demoram mais tempo a transformar o amido (presente nas massas) em moléculas que mais tarde são utilizadas pelas células. Como consequência deste processo as moléculas resultantes demoram mais tempo a entrar na corrente sanguínea evitando a sensação de fome.
Mas atenção, se a massa estiver demasiado mal cozida o amido é digerido mais facilmente, entrando de forma mais rápida na corrente sanguínea, sendo depois transformado em depósitos de gordura. Esta é uma das causas da obesidade.
Um dos truques aconselhados
especialistas é provar a massa dois ou três minutos antes do tempo normal de cozedura. Se conseguires trincar então esta dever ser retirada do fogão e nunca mantida em água quente para que a cozedura não prossiga!
Bibliografia: Revista Sábado nº 415