Sim, elas existem mesmo. O Animal em Destaque desta semana são as Cobras-voadoras, um grupo de espécies de répteis que pertencem ao género Chrysopelea. Estas cobras habitam as selvas da Ásia Meridional e do Sudeste Asiático, portanto lá já são muito conhecidas, ao contrário neste lado do Mundo.
Porém, este nome induz um bocado em erro, pois as cobras-voadoras não voam mesmo, mas sim planam no ar (ou seja, não conseguem ganhar altitude). Como planadores que são, usam a velocidade da queda e as contorções do seu corpo (realizadas durante a queda) para apanhar o ar, planando assim. Primeiro, os cientistas julgavam que elas simplesmente se atiravam para o ar (tipo para-quedas) só que estudos comprovaram que elas realmente conseguem controlar a diracção do vôo, efectivamente planando.
Então, como é que estas cobras “voam”? Algo bastante simples, quando se preparam para “descolar”, a cobra coloca-se na extremidade do ramo, e pendura-se (de forma a formar um J) e quando se atira, ela espalma o seu corpo e forma um S em pleno ar, e cada C côncavo consegue aprisionar o ar, e enquanto ondulam pelo ar, elas conseguem mudar de direcção. Em termos de técnica, são muito melhor planadores que os esquilos-voadores. Os cientistas acreditam que estas cobras usam a planagem como modo de fugir aos predadores (um plano bastante prático), ou mesmo, para caçar presas.
Existem 5 espécies confirmadas de cobras-voadoras, desdo o Arquiélado da Indonésia até à Índia ocidental. O conhecimento da sua vida selvagem é muito reduzido, mas acredita-se que seja um predador arbóreo, raramente descendo para o solo. A espécie mais curta mede 61 cm (sendo a que melhor plana, conseguindo fazer 100 m enquanto voa) e a mais comprida mede 1,2 m. São conhecidas por se alimentar de roedores, morcegos, pássaros, sapos e lagartos. São um bocado venenosas, porem a sua dentição não a torna perigosa para os humanos. Estas espécies não se encontram em perigo de extinção, embora uma ou outra sejam difíceis de se encontrar.
Espero que tenham gostado deste artigo, para a próxima semana é a vez da Planta em Destaque não percam! Bom fim-de-semana!
P.S.: Quem tiver alguma curiosidade pode procurar no youtube vídeos desta cobra a planar!
Luís M. Tavares