Tinea Corporis (ou Tinha) é o nome dado a um tipo de dermatofitose, infecção na pele causada por fungos. Tinha ou micose são noems dados a infecções fúngicas em diversas partes do corpo (por exemplo, pé-de-atleta), sendo tinea corporis referente a casos em que a zona afectada é a pele dos braços, pernas, abdómen, pescoço e cabeça.
Causas
Há vários fungos que vivem no tecido morto do corpo humano, nomeadamente da pele, cabelo e unhas. Os dermatófitos são os fungos que causam tinea corporis quando proliferam numa taxa anormalmente alta.
Os fungos proliferam em situações de humidade e calor. O contágio é fácil, dando-se por contacto directo com áreas afectadas, mas também através de contacto com objectos que possam ter os fungos, nomeadamente roupa, pentes, piscinas, banheiras, etc. É também comum o contágio através de animais domésticos (maioritariamente gatos).
Sintomas
A área de pele afectada começa por apresentar pontos vermelhos, pequenos e elevados, como borbulhas. estes começam a aumentar em forma de anel, com uma borda vermelha e elevada e o centro mais claro (quase como pele saudável). Estas manchas podem causar comichão leve.
Tratamento
É necessário manter a pele limpa e seca. Devem usar-se cremes antifúngicos que contenham, por exemplo, micozanol, clotrimazol, ketoconazol, terbenifine e oxiconazol como agentes activos. Estes cremes devem ser usados duas vezes por dia durante mais de uma semana (mesmo que os sintomas desapareçam antes).
Não se deve usar pensos ou ligaduras para cobrir as manchas porque aumenta a humidade da área.
Para prvenir posteriores contágios, deve lavar-se as toalhas utilizadas com água quente, assim como lençóis de cama, roupa e superfícies da banheira.
Normalmente a infecção é totalmente curada após 4 semanas, mas pode espalhar-se para outras zonas do corpo por contacto (por exemplo, é comum que comece numa perna ou braço, mas depois afecte as mãos devido ao contacto com a pele afectada).