Thomas Willis nasceu no dia 27 de janeiro de 1621, e foi um médico que teve um papel relevante no desenvolvimento da anatomia, neurologia e psiquiatria.
Willis inicialmente graduou-se em Artes, no entanto após a guerra civil em Inglaterra, decidiu graduar-se em Medicina. Este homem, foi um pioneiro na compreensão do cérebro, anatomia e psiquiatria. A sua descoberta mais notável foi um conjunto de artérias na base do cérebro, que ficou conhecido como o “Círculo de Willis”. A sua descrição anatómica do cérebro e dos nervos foi feita no seu livro Cerebri anatome, em 1664, de forma muito minuciosa. Em 1667 publicou o livro Pathologicae cerebri, et nervosi generis specimen, um importante trabalho acerca da patologia e neurofisiologia do cérebro; neste livro desenvolveu uma nova teoria da causa da epilepsia e de outras doenças convulsivas, contribuindo para o desenvolvimento da psiquiatria. Em 1972 publicou Two Discourses concerning The Soul of Brutes, Which is that of the Vital and Sensitive of Man, um livro inglês que relatava psicologia médica.
Thomas Willis foi o primeiro a numerar os nervos cranianos, de uma forma tal, que ainda vigora hoje em dia. Para além disso, foi a primeira pessoa a descrever o cérebro de forma tão detalhada, tendo em conta as ligações que este possui.
Este médico faleceu no dia 11 de Novembro de 1675.