Francis Harry Compton Crick nasceu no dia 8 de Junho de 1916, e foi um biólogo que ficou conhecido, principalmente por ter desvendado a estrutura da molécula de DNA juntamente com Watson, em 1953.
Crick frequentou a University College London, e obteu o seu bacharelato em Física em 1921. Mais tarde não conseguiu um lugar na Universidade de Cambridge, muito provavelmente porque não tinha realizado exame em Latim, uma vez que tinha sido um aluno mediocre antes de chegar ao ensino universitário. No entanto, mais tarde tornou-se um aluno de doutoramento e professor honorário da Universidade Gonville and Caius e trabalhou principalmente no Laboratório de Cavendish. Posteriormente, Crick iniciou um projeto de investigação para medir a viscosidade da água a elevadas temperaturas, no laboratório do físico Edward Neville da Costa Andrade em Cambridge. Mas com o despoletar da II Guerra Mundial, que afetou o laboratório, pois caiu uma bomba neste, teve que terminar a sua investigação.
Enquanto a II Guerra Mundial decorreu, Francis trabalhou para o Laboratório Admitalty Research, onde estavam incluídos um grande número de cientistas notáveis. Neste laboratório, trabalhou principalmente no design de minas acústicas e magnéticas.
Após a guerra, em 1947, Francis Crick iniciou-se nos estudos da biologia, e é por estes que ficou recordado na História da ciência. Inicialmente trabalhou nas propriedados físicas do citoplasma, no Laboratório Strangeways em Cambridge. Até que se juntou a Max Perutz e John Kendrew no Laboratório Cavendish, neste encontrava-se sob a orientação de Sir Lawrence Bragg, que havia ganho o prémio nobel em 1915, apenas com 25 anos, e o seu objetivo era descobrir a estrutura do DNA, primeiro que o seu companheiro americano Linus Pauling. Francis Crick acaba por determinar a estrutura do DNA em 1953, juntamente com Watson.
Este físico e também biólogo molecular, acaba por falecer no dia 28 de Julho de 2004.