Auguste Antoine Piccard nasceu a 28 de Janeiro de 1884, em Basel na Suíça, juntamente com o seu irmão gémeo Jean Felix, e faleceu a 24 de Março de 1962, em Lausanne, também na Suíça. Desde criança que demonstrava um interesse nas áreas ligadas às Ciências.
Estudou no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, e mais tarde tornou-se professor de física na Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Ele participou nas Conferências de Solvay de 1922, 1924, 1927, 1930 e 1933; onde conheceu e interagiu com as mentes mais brilhantes da altura, como Rutherford, Curie ou Albert Enstein, entre tantos outros.
Demonstrou grande interesse na realização de experiências a grandes altitudes, numa tentativa de medir a radiação cósmica, com o intuito de reunir provas experimentais que apoiassem as teorias de Einstein, para tal construiu um balão pressurizado capaz de alcançar elevadas altitudes sem haver a necessidade de levar um fato especial. Estas experiências foram realizadas em 27 de Maio, 1931, em Augsberg, na Alemanha, onde se atingiu a altura recorde de 15 781 m. A segunda viagem foi em 18 de Agosto, 1932, em Dübendorf, Suíça, onde foi atingida a altura recorde de 16 201 m. Ele chegou a realizar cerca de 27 viagens de balão, tendo tido como recorde máximo 23 000 m. Graças a estas viagens, ele conseguiu reunir muita informação relativamente à atmosfera e os níveis de radiação cósmica.
Em meados dos Anos 30, Piccard começou a construir uma máquina semelhante ao seu balão, mas que permitisse aguentar as pressões debaixo de água. Assim construiu o primeiro Batiscafo, uma pequena gondola de metal, capaz de aguentar elevadas pressões extrenas. Infelizmente a construção e testes estiveram interrompidos devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, o trabalho foi resumido e concluído em 1948. Piccard ofereceu este veículo à Marinha Francesa em 1950, e 4 anos depois conseguiu transportar um homem em segurança até os 4 176 m de profundidade.
Auguste Piccard serviu ainda de inspiração, para Hergé, na criação do Professor Girassol, uma personagem importante nos livros de banda-desenhada “As Aventuras de Tintim”.
Fonte: Wikipedia