James Watt de nacionalidade escocesa, nasceu no dia 19 de Janeiro de 1736, e foi um matemático e engenheiro, que se destacou pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, dando um contributo para o salto para a revolução industrial.
Watt tinha diversos problemas de saúde, por isso nunca frequentou continuamente a escola, tendo sido educado em casa, com sua mãe. No entanto, quando completou 18 anos sua mãe faleceu e a saúde de seu pai começou a deteriorar o que o levou a mudar-se para Londres a fim de estudar a fabricação de instrumentos. Mas após um ano de permanência nesta cidade, teve que regressar à Escócia, devido aos seus problemas de saúde.
Regressado à Escócia, Watt travou amizade com vários professores universitários que o incentivaram a continuar o seu trabalho, e com o apoio da universidade, conseguiu realizar os seus estudos, demonstrando que 80% do calor era consumido para aquecer o cilindro uma vez que o vapor era condensado e separado num compartimento, no pistão, que mantinha o cilindro à mesma temperatura do vapor injetado. Em 1765 inventou uma máquina a vapor com menos problemas de energia, relativamente às anteriores. Em 1769 Watt patentou esta máquina que permitia aumentar o rendimento das máquinas a vapor em 75%.
Watt faleceu em Inglaterra no dia 25 de Agosto de 1819.