
Os machos pessoem penas verdes iridiscentes salientes abaixo da banda branca, como se consegue ver aqui. Autor: Aroid.
A pomba-de-coleira-branca (Patagioenas fasciata) é uma espécie de pomba grande e encorpada. Muito frequentemente é possível observá-la em bandos de diferentes tamanhos, em vôos rápidos. São reconhecidas cerca de 8 sub-espécies desta espécie de pomba, com uma distribuição pela América do Norte. Desde o sudoeste do Utah até ao México, passando pelo Colorado, ou desde o estado da Colômbia Britânica, sudeste Alasca, até ao estado de Califórnia Baixa, no México. As diferentes sub-espécies não se encontram geograficamente separadas.
É a maior pomba da América do Norte, tendo um adulto um comprimento de 33-40 cm e 225-515 g de peso. Habita principalmente florestas de coníferas de baixas altitudes, no noroeste do continente americano. Já no sudoeste, preferem florestas de carvalhos e carvalhos-coníferas. A presença da pomba-de-coleira-branca depende a disponibilidade de alimento. Por exemplo é bastante comum encontrar estas aves em jardins suburbanos e parques. Alimenta-se de sementes, notavelmente de bolotas, bagas e outros frutos.

Pombas-de-coleira-branca num comedouro, no México. Autora: Karen Schiltz.
Maior que um pombo-comum, a pomba-de-coleira-branca possui maioritariamente penas azuis-acinzentadas que contrastam com as penas pretas-acinzentadas. Possui também uma banda branca na zona do do pescoço. É esta banda que ajudou a nomear a espécie. Os machos adultos possui penas cinzentas na cabeça, o peito tem uma leve tonalidade cor-de-rosa, a banda branca encontra-se interrompida na frente do pescoço, apresentando uma coloração esverdeada iridiscente por baixo. Possui ainda um bico amarelo com uma ponta preta e membros inferiores amarelos. Já a fêmea adulta é muito semelhante ao macho, mas a cor rosa do peito está mais esbatida e não apresenta tanto cor iridiscente. Os juvenis têm uma coloração mais pálida, com penas juvenis a cobrir parte do peito e nas asas. Já banda branca dos juvenis é mias reduzida ou quase obscura.
O ninho é montado com paus que e erva em árvores bem altas. Uma progenitora apenas coloca um ovo branco.

É possivel observar o bico amarelo e ponta preta, uma característica desta espécie. Autor: Alan Vernon.
Durante a migração e invernação: A maior parte das aves dos território do sudoeste migram para o México. Já a maior parte das aves que acasalam no noroeste da América do Norte, migram para a Califórnia.
População da Pomba-de-coleira-branca
A população atualmente está classificada como “Pouco preocupante” relativamente ao seu estado de conservação. A população do Pacífico chegou a estar ameaçada devido à sobre-caça. As populações conseguiram recuperar graças à introdução de controlos.
Fonte: National Geographic, Wikipedia