Hermann Staudinger, nasceu no dia 23 de Março de 1881 em Worms, na Alemanha, onde foi educado até seguir para a Universidade de Halle, mais tarde seguiu para a Universidade de Darmstadt, e ainda passou pela Universidade de Munique. Em 1903 terminou a sua formação em Halle, e em 1907 foi designado Professor de Química Orgânica no Instituto de Química Orgânica de Technische Hochschule, em Karlsruhe, e foi durante 14 anos palestrante em Eidgenössische Technische Hochschule , na cidade de Zurique.
A nível de carreira científica, este químico destacou-se pela descoberta da Química Macromolecular, algo que na altura não foi assim tão linear. Em 1905, Staudinger afirmou que existiam macromoléculas, no entanto os seus contemporâneos não apoiaram esta sua ideia, dizendo que este estava errado e até chegando mesmo a ostracizá-lo da comunidade científica, até que em 1930 a produção de uma ultracentrifugadora, permitiu o suporte das ideias de Staudinger, provando que este estava certo, e foi recebido pela comunidade científica, novamente. Em 1943, publica “Química Macromolecular” e em 1951 todo o seu trabalho é reconhecido quando recebe o Prémio Nobel da Química, pelas suas descobertas neste campo.
Para além de vencedor do prémio Nobel da Química, Staudinger recebeu outros prémios e distinções. Deixa também no seu legado vários livros que escreveu, como por exemplo,” The high-molecular organic compounds, rubber and cellulose”, “Progress of the chemistry, physics and technique of the macromolecular substances”, entre outros. Acabou por falecer no dia 8 de Setembro de 1965, de causas desconhecidas.