Dentro do universo Android é comum vermos diferentes lojas de aplicações alternativas à Play Store da Google. Desta vez, o problema parece cair sobre a loja oficial de aplicação da Samsung, a Galaxy Store.
Recentemente, foi reportado que várias aplicações da Galaxy Store estão a espalhar malware e podem comprometer a segurança dos utilizadores de equipamentos Samsung. Apesar de não se tratarem de ameaças muito graves, a Samsung deverá redobrar os cuidados relativamente ao que disponibiliza para instalação através da Galaxy Store.

Este caso recente revela algumas aplicações associadas ao serviço Showbox na Galaxy Store. A Showbox era um serviço de acesso a conteúdo pirateado e que está inativo há quase 2 anos. Algumas dessas aplicações fizeram disparar os alarmes da Google quando instaladas. O Play Protect (serviço de proteção da Google) identifica essas aplicações como maliciosas e potencialmente perigosas para a segurança dos utilizadores.
Após uma análise mais cuidada das aplicações em causa, foi possível aferir que nenhuma continha de facto malware. Porém, o seu código e as permissões concedidas aquando da instalação abrem uma porta para possíveis ataques mesmo sem qualquer intervenção por parte do utilizador.
A Samsung deverá assumir um controlo mais rígido das aplicações que estão disponíveis para instalação através da Galaxy Store. Ainda assim, o Play Protect desempenha aqui um papel fundamental na proteção dos utilizadores. Deixamos assim o conselho de considerar as sugestões e alertas do Play Protect para não comprometer a sua segurança.
Fonte: Pplware e Gadgets360