A Apple introduziu, aquando do lançamento do iOS 14, o App Tracking Transparency. A introdução deste sistema obrigou as aplicações a pedir autorização aos utilizadores para recolherem certos dados. Esta implementação teve impacto direto nas receitas de várias empresas, nomeadamente as redes sociais e respetivas receitas com publicidade dirigida.
Antes deste sistema, vária informações dos dispositivos móveis eram recolhidas, sem a prévia autorização do utilizador, para depois dirigir a publicidade. Este mecanismo garantia uma maior proximidade entre a publicidade apresentada e os interesses do utilizador. Consequentemente, os anúncios acabavam por apresentar uma maior taxa de conversão e mais lucro para as plataformas que os apresentam.
Com a introdução deste sistema, a Apple colocou um travão neste prática. Cabe agora ao utilizador decidir se quer ou não que os seus dados sejam recolhidos para esse fim.
O Impacto desta Medida
O impacto financeiro desta medida assumida pela Apple foi agora estimado pelo The Financial Times. De acordo com o estudo deste jornal, as redes sociais e outras plataformas terão tido perdas de cerca de 10 mil milhões de dólares.
Várias foram as empresas a destacar-se pelas perdas avultadas neste domínio, como o Snapchat, Twitter e YouTube. Porém, o Facebook foi o grupo que mais sentiu o impacto destas medidas.
A publicação sugere ainda que estes impactos financeiros tenderão a crescer, uma vez que as empresas terão de procurar alternativas para melhorar a forma como apresentam os seus anúncios no caso dos utilizadores que bloqueiam a recolha dessas informações. Estas novas ferramentas já estarão em desenvolvimento e estima-se que serão aplicadas em ambiente real dentro de um ano.
Será que as empresas irão focar-se mais no mercado Android com intuito de continuar a monitorar esses dados? Quais serão as estratégias adoptadas pelos desenvolvedores destas aplicações?
Fonte: The Financial Times, Pplware e MacWorld