Hemicentetes semispinosus, conhecido em inglês por lowland streaked tenrec, é um pequeno tenrecídeo encontrado apenas em Madagáscar. Os tenrecídeos (Tenricideae) são pequenos mamíferos insectívoros que habitam principalmente a ilha de Madagáscar, à excepção de uma subfamília que habita África continental. Hemicentetes semispinosus habita principalmente as florestas tropicais baixas, no na parte oriental da ilha.
Um indivíduo adulto apenas pesa cerca de 200 g e pode chegar a medir 12,2-16,5 cm de comprimento. Possui um focinho e membros longos, acompanhado por uma cauda vestegial. Possui uma pelagem negra acompanhado de riscas amarelas como se pode ver na seguinte imagem. Como se pode observar, possui vários espinhos, alguns farpados com capacidade de se soltar.
Hemicentetes semispinosus está ativo tanto durante o dia, como durante a noite, alimentando-se principalmente de insetos e minhocas.
O acasalamento ocorre entre Outubro a Dezembro, e talvez noutras alturas também, dependendo do abastecimento local de comida e temperatura. Ao fim de 58 dias de gestão, a progenitora dá à luz a 5-8 crias, em longas tocas (normalmente ocupadas por grupos de Hemicentetes semispinosus familiares), que amamentará nos próximos 18-25 dias.
Se ameaçados por um predador, como um mangusto ou um fossa, o tenrecídeo vai erguer os seus espinhos farpados em redor da cabeça e do torço e tenta espetá-los no nariz ou nas patas do predador, através de movimentos corporais. Os espinhos não farpados estão agrupados no meio das costas e produzem um barulho chocalhante, quando vibrados, de forma a comunicar com outros individuos, do mesmo seio familiar. Este método de som é muito semelhante e associado ao barulho feito por insetos e serpentes.
Fonte: Wikipedia