A louva-a-deus-orquídea (Hymenopus coronatus) é uma espécie de louva-a-deus que habita as florestas tropicais do sudeste asiático, sendo encontrada por exemplo na Malásia ou na Indonésia. Pertence a um grupo de espécies denominadas “Flower Mantis”, constituído por outros insetos que possuem semelhanças físicas e comportamentais. Todos os louva-a-deus deste grupo possuem colorações que permitem a sua camuflagem, nas flores onde costumam-se esconder. O louva-a-deus-orquídea apresenta cores brilhantes brancas com padrões cor-de-rosa que se assemelham a uma orquídea. Este inseto mimetiza partes da flor de forma a passar despercebido. E dependendo da cor de fundo, ele pode alterar a sua cor para cor-de-rosa ou castanho.
É uma das espécies de louva-a-deus que apresenta um dimorfismo sexual muito pronunciado, sendo que os machos podem chegar a ter cerca de metade do tamanho das fêmeas.
Alimentam-se principalmente de insetos da Ordem Lepidoptera, que inclui traças e três das super-famílias das borboletas. As louva-a-deus-orquídea aguardam as suas presas nas pétalas de uma orquídea. Aqui, elas balançam lentamente a flor de forma a espalhar o seu aroma. Quando é atraída uma borboleta, a louva-a-deus aguarda que esta se aproxima e faz uso das suas patas dianteiras serrilhadas para imobilizar a presa e alimentar-se. Também se sabe que ela alimenta-se de moscas, especialmente de maiores dimensões.
A este tipo de camuflagem/mimetização denomina-se mimetização agressiva, onde o predador engana as suas presas servindo como isco ou parte do isco. Esta camuflagem também ajuda a louva-a-deus-orquídea a escapar a potenciais predadores.
As suas ninfas mimetizam insetos que têm mordidas poderosas e mau sabor.
Fonte: Wikipedia, Negócio Digital