Os estudos quanto à influência das cores nos nossos sentidos são realizados com alguma frequência e muitas pessoas já utilizam as tonalidades dos ambientes de acordo com a sensação que querem transmitir, como calma ou agitação. Agora, uma pesquisa do Instituto Politécnico de Valência feita em parceria com a Universidade de Oxford apontou que a cor de uma caneca pode mudar totalmente o paladar de uma bebida, para melhor ou para pior.
A experiência envolveu 57 participantes e a bebida escolhida foi o chocolate quente. Os envolvidos tiveram que experimentar o mesmo chocolate em copos com quatro cores externas diferentes (creme, vermelho, laranja e branco), sendo a parte interna era sempre branca.
Por fim, todos os voluntários acharam que o chocolate quente servido nos copos de cores laranja e creme eram melhores que os outros. Alguns ainda acrescentaram que o chocolate servido no copo de cor creme tinha um sabor ainda mais doce e era mais aromático. A descoberta mostra novamente o “poder” das cores em nossos sentidos, especialmente no paladar. Segundo uma das autoras do estudo, Betina Piqueras-Fiszman, não existe uma regra fixa para dizer qual a cor que realça determinada comida. Mas a influência das cores nos alimentos é real e as empresas deveriam prestar mais atenção quanto ao recipiente/embalagem, que tem muito mais potencial do que imaginávamos.
Fonte: Gizmodo