O Spark é um cliente de email disponível para iOS, macOS e Android e que conta agora com excelentes novidades para quem trabalha em equipa.
A mais recente novidade, trata-se das caixas de entrada de email partilhadas. Esta nova funcionalidade permite que vários membros da equipa acedam simultaneamente a contas de email comuns (como sales@ ou info@) e melhorem a colaboração atribuindo emails, definindo prazos, discutindo emails internamente e até mesmo elaborando emails juntos em tempo real.
Caixas de entrada compartilhadas estão disponíveis para todos os usuários do Spark for Teams com contas do Gmail ou do Google Workplace.
Esta funcionalidade está disponível, para já, no macOS. Nos próximos dias deverá sair a versão iOS e dentro de algumas semanas a versão para Android.
A importância da partilha de caixas de email
Contas de email compartilhadas, como sales@ / support@ / accounts@ / info@, são commumente usadas pelas empresas, independentemente da sua dimensão. Normalmente, há várias pessoas nos bastidores que lidam com emails recebidos e enviados nessas contas.
A maneira mais comum de compartilhar o acesso a essas contas de email é partilhando a palavra-passe diretamente com outros colaboradores. Infelizmente, não só o compartilhamento de palavras-passe é altamente arriscado, como também há muito atrito envolvido no trabalho com contas de email comuns/compartilhadas.
A menos que a empresa use software específico e caro, os seguintes problemas são bastante comuns:
- dificuldade em descobrir qual membro da equipa respondeu a um email;
- perder o controlo dos e-mails a serem respondidos;
- lidar manualmente com a adição de novas pessoas e a remoção de acesso para membros antigos da equipa;
- nunca saber quantos usuários estão a aceder à conta com a palavra-passe partilhada.
Com a versão mais recente do Spark, poderá compartilhar o acesso a qualquer conta de email com os membros da sua equipa sem ter que se preocupar ou lidar com nenhuma das complexidades acima. Uma vez configurados, vários membros da equipe podem lidar simultaneamente com e-mails nessa conta, atribuí-los a colegas e acompanhar claramente quem é responsável por cada email.
Estes benefícios da caixa de entrada de email partilhada juntam-se aos benefícios do Spark for Teams que incluí ainda outras funcionalidades bastante interessantes como:
- Atribuir emails a si mesmo ou a outro(s) colaborador(es) para que dêem seguimento a esses emails;
- Definir prazos e seguir a evolução de um determinado email ou cadeia de emails;
- Discutir emails internamente através de um sistema de chat;
- Escrever emails em conjunto com outros elementos da equipa
O Spark é um cliente de email gratuito, porém a caixa de email partilhada requer a subscrição de um plano pago. Este plano custa 6.39 USD por cada utilizador ativo e por mês (caso o pagamento seja anual).