Atualmente, os smartphones guardam cada vez mais informações pessoais, desde fotografias, vídeos, dados financeiros, notas, mensagens, correio electrónico, entre outras. Estas informações estão espalhadas um pouco pelas várias aplicações que temos instaladas no nosso smartphone. Apesar dos smartphones estarem, por omissão, protegidos geralmente por um código de 4 dígitos, uma impressão digital ou reconhecimento facial, é também habitual emprestar o equipamento, mesmo que momentaneamente, a um amigo, familiar ou criança. Nesse sentido, seria muito útil poder proteger algumas aplicações do nosso smartphone com uma camada extra de autenticação, como um código adicional.
É verdade que algumas aplicações já incluem essa possibilidade de base ou pode ser ativada, como aplicações financeiras ou mesmo gestores de passwords. No entanto, seria útil dar ao utilizador mais versatilidade na hora de escolher que aplicações devem requerer um passo adicional de autenticação. Este processo é distinto para os dois principais sistemas operativos móveis (iOS e Android). Por isso mesmo, vamos apresentar o tópico em separado.
Bloquear aplicações no iOS
Infelizmente, a Apple não permite usar um sistema generalizado de proteção das suas aplicações como acontece, por exemplo, com o Android. Nesse sentido, os utilizadores do sistema operativo da Apple estarão limitados às opções disponibilizadas pelas diferentes aplicações. Nesse sentido, vamos deixar aqui algumas dicas das aplicações que suportam esse tipo de bloqueio.
A aplicação da Notas é um exemplo de uma aplicação que lhe permite criar notas protegidas por palavra passe. Isso significa que poderá proteger algumas das suas notas mais sensíveis com esta cada extra de autenticação. Para isso, basta pressionar sobre a nota em questão, clicar em Proteger e definir uma palavra passe.
Este nível de segurança adicional confere maior privacidade à suas notas, mesmo numa situação em que o seu smartphone possa ter sido roubado quando desbloqueado. Na eventualidade disso acontecer, é também importante saber como bloquear um celular roubado.
Também o Whatsapp, por exemplo, permite bloquear o acesso à aplicação por autenticação biométrica. Para isso, vá a Definições > Conta > Bloquear a aplicação > Usar Touch ID / Face ID.
Isto aplica-se também à maioria das aplicações de bancos e serviços financeiros e aplicações de gestão de palavras passes, como o Enpass ou o 1Password.
No iOS, poderá ainda ativar o acesso Acesso Guiado, no menu de Acessibilidade nas Definições do iPhone. Isto é útil quando empresta o seu iPhone a uma criança para usar uma determinada aplicação. Quando o Acesso Guiado está ativo, a criança está bloqueada nessa aplicação, não podendo mudar de aplicação sem que o código de bloqueio seja inserido ou a autenticação biométrica usada. Além disso, poderá ainda optar por ativar ferramentas para rastrear a localização do seu smartphone, como a rastrearcelularpelo.com.
Bloquear aplicações no Android
O Android é bastante mais flexível no que toca à personalização das aplicações que devem ser protegidas por uma camada extra de autenticação. Isto porque o Android permite que possa instalar aplicações de terceiros para esse fim. No entanto, uma vez que uma aplicação deste género teria um acesso bastante geral ao seu equipamento, é necessário ter em atenção que aplicação escolher e procurar ferramentas de empresas fidedignas.
Neste caso, damos o exemplo da Norton App Lock, uma aplicação da famosa empresa de antivírus que lhe permite escolher as aplicações que quer proteger por uma camada extra de autenticação, seja era um código ou um padrão.
De forma semelhante ao que acontece no iOS, também muitas aplicações para Android já suportam esta cada extra de segurança nativamente. Mais uma vez, tratam-se principalmente de aplicações financeiras ou gestão de passwords.
Também poderá fazer Pin de uma determinada aplicação no seu Android. Esta é uma funcionalidade do Android que permite fixar uma determinada aplicação, solicitando a introdução do código de desbloqueio para mudar de aplicação. Isto é bastante útil para quando empresta o seu smartphone a um amigo, familiar ou criança.