Muito se tem falado da recente alteração da política de privacidade do WhatsApp. Esta alteração permite que alguns dados sejam partilhados com o Facebook. Apesar deste comportamento não ser novo, segundo os responsáveis pelo seu desenvolvimento, o WhatsApp não tem acesso ao conteúdo das suas mensagens nem as partilha com mais ninguém. Aliás, esta foi a infografia que eles próprios partilharam para esclarecer esta situação:

Mas qual o serviço de mensagens que mais respeita a nossa privacidade?
Bem, para responder a isso, preparámos uma infografia que compara os dados recolhidos por cada uma as aplicações. Os dados foram recolhidos com base na etiqueta de privacidade que a Apple obriga todos os desenvolvedores a incluir nas aplicações disponíveis na App Store. Desta foram, poderá saber, mesmo antes de instalar a aplicação, quais os dados que serão recolhidos sobre si quando usa uma determinada aplicação.

Da análise das aplicações de mensagens mais populares, a Signal é que apresenta as melhores características em termos de privacidade. A Signal apenas recolhe o seu número de telemóvel para funcionar. Mesmo assim, essa informação não está necessariamente associada à sua identidade.
Imediatamente a seguir encontra-se o Telegram que para além do número de telemóvel também tem acesso ao seu nome, contactos e identificação.
Por fim temos o WhatsApp e o Facebook Messenger que recolhem vários dados dos utilizadores que usem para os mais diversos fins, incluindo publicidade dirigida, marketing e análise de dados.
Para mais informações poderá consultar a ficha de privacidade que a Apple disponibiliza para cada aplicação: