Certamente já deve ter ouvido falar ou lido acerca de uma VPN para proteger a sua privacidade quando navega na internet. No entanto, talvez não tenha percebido o conceito da VPN e/ou encontrou serviços muitos caros pela internet.
O que é uma VPN?
VPN é acrónimo para “Virtual Private Network”, o que significa Rede Privada Virtual. Isto significa, que ao ligar-se uma rede VPN séria, está a estabelecer um túnel privado desde o seu computador até a um servidor algures no mundo. A partir desse mesmo servidor remoto, é que é feito o acesso a site que visitar no seu computador. Tudo isto é feita de forma encriptada e totalmente anónima.

Isto significa que quando está ligado a uma rede VPN e aceder a um determinado site, por exemplo, todos os dados são enviados e comunicados de forma anónima com esse site. Eis algumas das vantagens:
- Não expõe o seu IP
- Não expõe a sua localização
- O seu provedor de serviço de internet (operadora) não tem como saber que sites e conteúdo acedeu
- Se estiver a usar uma rede de internet pública, protege a sua privacidade de possíveis falhas de segurança. Nunca aceda a sites importantes (banco, email, etc.) usando redes de internet públicas, a menos que tenha uma ligação VPN.
- Aceder a conteúdo exclusivo, disponível apenas em alguns países.
Por exemplo, muitas plataformas de streaming de filmes e séries, têm conteúdo exclusivo em certos países. Com o uso de uma VPN, pode ligar-se a um servidor nessa localização e usar o serviço como se estivesse efetivamente nesse país.
Outro exemplo, é os preços das viagens de avião que tendem a ser diferentes consoante o país onde o passageiro está a comprar. Ou seja, uma mesma viagem pode custar valores diferentes consoante o visitante faz a compra a partir do país A ou B. Com uma VPN, poderá verificar os preços nos diferentes países e fazer a compra quando encontrar um valor mais económico.
Existem VPNs gratuitas?
Existem algumas opções gratuitas, no entanto, estas acabam por ser pior do que não usar qualquer VPN. Ao não pagar pelo serviço, o mais certo é os seus dados serem a forma de pagamento e não ter qualquer tipo de segurança ao usar um serviços destes gratuitos. Além disso, as velocidades de conexão baixam drasticamente quando usa este tipo de VPN gratuitas, ao ponto de ficar mesmo impossível de usar.
A melhor opção é optar por subscrever uma VPN que lhe garanta qualidade, segurança e sobretudo privacidade.
Existem muitos serviços serviços the VPN premium com qualidade, porém, os preços acabam por ser, muitas das vezes, proibitivos. É por isso que hoje vos trazemos um excelente serviço de VPN por um preço muito acessível – a Surfshark. Tivemos a oportunidade de testar este serviços nas mais diversas situações, e os resultados foram excelentes.
Surfshark

A Surfshark rivaliza lado-a-lado com os melhores serviços de VPN disponíveis no mercado atualmente. No entanto, existem algumas coisas que fazem com a Surfshark se destaque de todas as outras:
- Número ilimitado de dispositivo ligados em simultâneo
- Suport 24/7
- Bloqueador de Anúncios Incluído
- Preço

A Surfshark incluí mais de 1700 servidores espalhados por 63 países de todo o mundo. Pode ligar-se a cada um destes servidores através de qualquer equipamento que possua, uma vez que, que a Surfshark disponibiliza aplicações para as seguintes plataformas:
- macOS
- Windows
- Linux
- Android
- iOS
- FireTV
- Firefox (Extensão)
- Google Chrome (Extensão)

Whitelist
As aplicações do Surfshark para Windows e Android (brevemente para as restantes) permitem ainda definir determinadas aplicações que devem ser excluídas do tráfego de VPN. Assim sendo, só o tráfego que pretende é que seguirá pela VPN.
E as velocidades?
Com tantos túneis e voltas que o tráfego tem de seguir para que tudo seja camuflado e completamente anónimo, é normal que existam perdas de velocidade face ao uso da conexão de internet sem qualquer VPN. A resposta a esta pergunta é “Sim”. De facto existem perdas de velocidades. Porém, nós fizemos os testes e verificamos que a Surfshark garante velocidades de conexão excelentes, não comprometendo qualquer atividade, mesmo o streaming de conteúdo 4K que requer habitualmente velocidades de pelo menos 50 Mbps.
Eis os resultados obtidos nos nossos testes:
Download (Mbps) | Upload (Mbps) | |
Sem VPN | 380 | 319 |
Com VPN (Surfshark) | 210 | 263 |
Como pode comprovar, a Surfshark não compromete a velocidade da sua conexão da internet, permitindo continuar a usufruir de todo o conteúdo online.
Preço
Mas quanto custa ter uma subscrição de VPN?
Com a parceria ente a Surfshark e o FCiências, oferecemos a todos os nossos leitores a possibilidade de subscrever esta VPN com um desconto superior a 80%.
Usando este link, poderá subscrever a Surfshark por apenas 1,69 euros/mês, mediante subscrição por 3 anos. Se optar por subscrever apenas 1 ano, o preço mensal sobe para os 3,49 euros. O preço para um único mês é de 9,99 euros.
Os métodos de pagamento são os mais variados, desde PayPal, Cartão de Crédito, Google, Amazon e Apple Pay, Criptomoeadas, Débito Direto ou Multibanco.
Este preço é imbatível e permite reforçar a sua segurança e privacidade em todos os equipamentos que possuí. Não tem limitação em termos de equipamentos que pode usar em simultâneo. Não comprometa a sua segurança online para poupar 1,69 euros por mês.