A seda produzida pelas aranhas, com a qual estas produzem as suas teias possui propriedades impressionantes. É um dos materiais mais robustos encontrados na natureza, sendo mesmo mais forte que o aço e mais resistente que o Kevlar. Outra incrível propriedade é a capacidade de ser esticada várias vezes o seu tamanho antes de partir.
Por estas razões vários laboratórios se têm dedicado durante décadas a tentar replicar as propriedades da seda de aranha, até que um deles foi finalmente capaz de o fazer! Investigadores da Universidade de Cambridge criaram um material que mimetiza as propriedades de resistência da seda de aranha, e as suas capacidades de estiramento e absorção de energia. No entanto a sua maior propriedade é ser constituído por 98% de água, facilitando o processo de fabrico.
Este novo material terá aplicabilidade na construção de capacetes, paraquedas, asas de avião e até mesmo coletes à prova de bala!
Contudo, há um grande problema. As aranhas não podem ser criadas como o bicho-da-seda para produção de seda, uma vez que estas têm comportamentos territoriais e canibalísticos. No entanto este paradigma parece estar a mudar! Existem actualmente empresas como a Bolt Threads e a Kraig Biocraft Laboratories que estão a começar a produzir fibras de seda de aranha em massa. A primeira recorreu a leveduras modificadas para produzirem as proteínas da seda de aranha, enquanto a segunda utiliza o bicho-da-seda geneticamente modificado para produzir as mesmas proteínas.
Podemos por isso esperar o aparecimento de materiais feitos com seda de aranha nos próximos anos. Na verdade já existem alguns protótipos como umas sapatilhas de corrida desenvolvidas pela Adidas e uma parka desenhada pela The North Face.
Fontes:
Matchar, E. “New Artificial Spider Silk: Stronger Than Steel and 98 Percent Water”. Smithsonian. https://www.smithsonianmag.com/innovation/new-artificial-spider-silk-stronger-steel-and-98-percent-water-180964176/ (acedido em 11 de Dezembro, 2017)
Service, R.F. “Spinning spider silk into startup gold”. Science. http://www.sciencemag.org/news/2017/10/spinning-spider-silk-startup-gold (acedido em 11 de Dezembro, 2017)