
Jeffrey C. Hall, Michael Rosbach e Michael W. Young. Fonte: Nobel.
O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina deste foi atribuído equitativamente a Jeffrey C. Hall, Michael Rosbach e Michael W. Young, pelas suas de mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano.
Durante muitos anos que se sabe que os seres-vivos e outros organismos possuem um relógio biológico interno. Este ajuda a antecipar e a regular o ritmo do dia-a-dia. O funcionamento deste relógio sempre intrigou muitos cientistas. Os cientistas acima referidos, juntamente com as suas equipas, conseguiram perceber o funcionamento do relógio biológico e elucidar os mecanismos que se encontram por detrás.
Utilizando como modelo de estudo a mosca da fruta, os laureados conseguiram isolar um gene que controla o normal ritmo biológico diário. Eles demonstraram a existência de um gene que codifica uma proteína que se acumula nas células, durante a noite, e é degradada durante o dia. Subsequentemente, também identificaram outras proteínas adicionais que são componentes, nesta maquinaria. Revelaram assim o mecanismo autónomo que governa o “relógio” que se encontra deste da célula. Este relógio que controla o ritmo circadiano funcionará sobre os meus princípios que os relógios de outros seres multicelulares, como plantas e humanos.
Pequena biografia dos três Laureados:
Jeffrey C. Hall nasceu em 1945, em Nova Iorque, EUA. Recebeu o seu doutoramento em 1971 na Universidade de Washington em Seatle e foi um investigador pós-doutoral no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, entre 1971 e 1973. Ele tornou-se professor na Universidade Brandeis, em Waltham, Massachussets, EUA, em 1974. Em 2002, tornou-se professor associado da Universidade do Maine.
Michael Rosbash nasceu em 1944 na cidade do Kansas, EUA. Ele doutorou-se em 1970 no Instituto de Tecnologia de Massachussets, em Cambridge. Nos três anos seguintes, foi um investigador pós-doutoral na Universidade de Edinburgo, na Escócia. Desde 1974, que tem sido professor na Universidade Brandeis, em Waltham, EUA.
Michael W. Young nasceu em 1949, em Miami, Flórida, EUA. Doutorou-se na Universidade do Texas, em Austin, em 1975. Entre 1975 e 1977, foi investigador pós-doutoral na Universidade de Stanfor, em Palo Alto. Desde 1978, que é professor na Universidade de Rockefeller, em Nova Iorque.
Quem estiver interessado em mais informação pode ver os seguintes vídeos:
- Youtube 1: Vídeo do anúncio dos vencedores do Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina.
- Youtube 2: Vídeo explicador sobre os ciclos circadianos.
Fonte: Nobelprize.org