O Projecto ARA é uma inciativa por parte da Google com o objectivo de criar precedentes para a ideia de hardware livre, neste caso sob a forma de um smartphone modular. Inicialmente desenvolvido por uma equipa da Motorola este foi passado à divisão Android da Google (mantendo a equipa inicial).
O objectivo é criar um smartphone em que todos os seus componentes sejam modulares intermutáveis, desde o processador à memória e mesmo a câmara. Assim o utilizador “constroi” o seu próprio telefone, de acordo com as suas necessidades e orçamento – um dos objectivos é tornar possível a construção de um smartphone básico que custo ao utilizador apenas 50$.
Ao contrário dos telemóveis convencionais não seria necessário comprar um novo para obter um upgrade de hardware – com este estilo de smartphone o upgrade pode ser feito gradualmente, tornando o processo mais economicamente amigável para o consumidor.
Definindo uma base standard os componente podem ser criados por várias empresas, oferendo maior opção de escolha. Algumas empresas (Quanta, Toshiba, Rockchip, Foxconn) estão já a colaborar com o projecto, esperando ver-se os primeiros protótipos deste módulos no Mobile World Congress, no próximo mês.
Deixo aqui um pequeno vídeo de demo de um protótipo deste telemóvel, criado em 2014.
A primeira venda ao consumidor deste produto vai-se realizar no primeiro semestre deste ano em Porto Rico, onde vai ser testada a sua popularidade.
Fontes: