Hoje iremos falar das fobias específicas, que se caracterizam por sintomas ansiosos que ocorrem em determinadas situações/contextos. Na maioria das fobias, as pessoas vivem livres de ansiedade a maior parte do tempo; as circunstâncias desencadeadoras dos sintomas ansiosos são poucas e, normalmente, evitadas (por exemplo, uma pessoa com fobia de andar de avião irá fazer todas as suas viagens utilizando outros meios de transporte). Há outro tipo de fobias que são mais generalizadas e cujos eventos stressores são mais frequentes e difícilmente evitáveis, mas mesmo assim há momentos em que a pessoa está livre de ansiedade.
Para além da evitação, outra característica das fobias é a ansiedade antecipatória na prospetiva de encontrar o estimulo fóbico.
As fobias podem ser para situações (andar de avião), objetos (como aranhas ou sangue) ou fenómenos naturais (trovoada).
As perturbações fóbicas podem ser dividas em fobia específica, fobia social e agorafobia. A fobia específica tem uma prevalência estimada em 7% nos homens e 17% nas mulheres, com início na infância.
Diagnóstico
Uma pessoa com uma fobia específica fica num estado desapropriadamente ansioso na presença de um objeto ou situação. Os sintomas são acompanhados por dois mecanismos: a ansiedade antecipatória e a evitação da situação temida.
São reconhecidos 5 tipos gerais de fobia específica: os animais; fenómenos naturais; sangue, injeções, cuidados médicos (muito comum a fobia dos tratamentos dentários, por exemplo) e lesões; situações (andar de avião, estar em espaços fechados), outros agentes provocadores (como medo de se engasgar ou vomitar).
Dada a especificidade dos sintomas, o diagnóstico é raramente difícil.
Tratamento
O tratamento mais eficaz no tratamento de qualquer fobia é a terapia de exposição, que reduz significativamente a intensidade da fobia e as perturbações sociais que dela advém. Os psicofármacos não mostraram ser vantajosos no tratamento das fobias específicas.
Fonte: Harrison, P.;Cowen, P.; Burns, T.;; Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. (7th edition), Oxford University Press, 2018. ISBN: 9780198747437