A segurança na internet é, sem dúvida, um dos aspetos mais importantes das nossas vidas atualmente. Quer seja para manter a nossa conta de e-mail segura, quer para proteger os nossos depósitos no banco.
Um dos principais fatores que definem a privacidade das suas contas na internet prende-se com a escolha da palavra-passe (password).
Devemos optar sempre por palavras-passe únicas para cada website. Desta forma evitamos que um fuga de informação de um determinado site possa afetar a segurança de outros serviços que usemos. Além disso, devemos procurar ainda usar palavras-passe que sejam difíceis descobrir. Ou melhor dizendo, palavras-passe que deixem a tarefa de um computador muito demorada até acertar corretamente.
A Statista partilhou uma infografia que esclarece quanto tempo demoraria um computador a descobrir a sua palavra-passe de acordo com o número de caracteres (1 a 12 – esquerda) e o tipo de password: apenas letras minúsculas; pelo menos uma letra maiúscula; pelo menos uma letra maiúscula e um número; e pelo menos uma letra maiúscula, um número e um símbolo (caracter especial).
Como vemos pela infografia, estaremos seguros em palavras-passe na zona do verde, mais propriamente se tiver pelo menos 12 caracteres e pelo menos uma letra maiúscula, número e/ou símbolo. Há que salientar que o crescente poder computacional torna estas tarefas cada vez mais simples, tornando as palavras-passe que são seguras atualmente facilmente descobertas num futuro não muito longínquo.
Lembre-se destas dicas na hora de escolher uma palavra passe:
- Pelo menos 12 caracteres;
- Um letra maiúscula, número e/ou símbolo;
- Uma palavra-passe diferente para cada serviço que usa;
- Ativar serviços de autenticação em dois passos sempre que disponíveis.