Hoje no Espaço Saúde vamos descobrir um pouco mais sobre uma trombose, nomeadamente as que ocorrem à superfície, sendo que estas caracteriza-se por uma inflamação e coagulação de uma veia superficial, quer nos braços ou pernas.
Para identificar um acontecimento trombótico, observa-se a pele sobre a veia com tonalidade avermelhada, inchada e dolorida; é necessária observação médica para examinarem a área e realizarem os exames necessário; e em muitas situações as pessoas podem precisar tomar analgésicos para aliviar a dor até que a alteração se resolva.
Como o próprio nome indica, a trombose venosa superficial afeta as veias superficiais (localizadas logo abaixo da pele) nas pernas mais frequentemente, mas também pode afetar veias superficiais na virilha ou nos braços. A trombose venosa superficial nos braços normalmente é decorrente da presença de um cateter IV (acesso venoso). A trombose venosa superficial nas pernas geralmente resulta de veias varicosas não desenvolvendo coágulos de sangue (trombose).
Mesmo uma pequena lesão pode desencadear a inflamação de uma veia varicosa (flebite). Ao contrário da trombose venosa profunda, que causa muito pouca inflamação, a trombose venosa superficial envolve uma reação inflamatória súbita que agudiza e faz com que o coágulo de sangue (trombo) fique preso à parede da veia, o que reduz a probabilidade de que ele se desprenda.
Para além disso, existe a tromboflebite migratória que nos casos em que a trombose venosa superficial ocorre repetidamente em veias normais. Ela pode indicar uma doença grave subjacente, como cancro. Quando a tromboflebite migratória e o cancro aparecem simultaneamente, a doença denomina-se síndrome de Trousseau.
Qual a sintomatologia?
- Dor e inchaço na área inflamada;
- A pele sobre a veia torna-se avermelhada;
- A área afetada fica quente e muito sensível;
- Como o sangue da veia está coagulado, ela assemelha-se a um cordão que fica duro sob a pele ( veia pode mostrar-se rígida ao longo de todo o seu comprimento).
Diagnóstico
É necessário proceder a uma avaliação médica para avaliarem a presença de trombose venosa superficial pelo seu aspecto. Por vezes, pode ser necessário realizar uma ultrassonografia para verificar a presença/ausência de algum coágulo em veias mais profundas.
Como deve ser tratada?
No tratamento, devem ser aplicadas compressas mornas sobre a zona afetada e com possível trombose e devem ser administrados analgésicos para aliviar a dor.
De referir, que em muitas situações clínicas, a trombose venosa superficial desaparece sozinha. A aplicação de compressas mornas na zona afetada e a administração de um analgésico, como aspirina ou outro medicamento anti-inflamatório não esteróide ajudam a aliviar a dor.
Como referido é habitual que a trombose desaparece e seja resolvida em dias, no entanto, podem passar várias semanas até que as protuberâncias e a sensibilidade desapareçam por completo. E, nestes casos, pode haver a necessidade de os pacientes ser medicados com heparina ou com um anticoagulante diferente para ajudar a limitar a coagulação sanguínea. Normalmente, estes casos referem-se a tromboses venosas mais extensas.